Por onde anda Alexandre Café, clássico campeão de Jiu-Jitsu e ex-UFC? October 07 2015

Turma de Alexandre Cafe Dantas na Hipica Foto Dunlop

Turma de Alexandre Café Dantas na Hípica, na zona sul do Rio. Foto: GRACIEMAG

A Sociedade Hípica Brasileira, localizada entre a Lagoa e o Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, é um lugar para quem gosta de cavalos. Para quem gosta, não. Para quem ama cavalos. Há cavalos em todos os cantos, nas cocheiras, nas estátuas, na bandeira, nos uniformes, nas placas, nas lojas, nas camisetas, há cavalões e cavalinhos para todo lugar que se olha.

Porém, adentrando-se os 54 mil quilômetros quadrados de área do clube, percebe-se que o maior puro-sangue do lugar não está nas pistas de hipismo nem sendo escovado pelos tratadores. Trata-se do campeão de raça premiada Alexandre “Café” Dantas, faixa-preta de Jiu-Jitsu desde 1999, que se tornou célebre nos campeonatos da CBJJ ao fechar vários absolutos com Marcio Pé de Pano, outro animal de raça invejável.

Café não está aposentado, como dizem alguns (a Wikipedia, por exemplo). O ex-lutador do UFC está em plena forma, dando aula na equipe Black Team, num confortável espaço com televisão e ar refrigerado dentro da Hípica. Ele, que já pesou 113kg nos tempos de atleta, firmou agora nos 85kg, fininho, e pensa em retomar a carreira no MMA. Basta aparecer uma proposta empolgante.

“Quando eu era peso pesado mesmo, lembro de um treino que dei com um amigo que quase derrubamos a Gracie Ipanema”, recorda, o sorriso marcante aparecendo. “Descobri nos tempos de UFC, em 2000 e 2003, que o gás do MMA é bem diferente do Jiu-Jitsu. A adrenalina é outra também. Não importa se o cara tem mil lutas de kimono, ali no Octagon o frisson é diferente”, recorda.

Café tem família em Miguel Pereira mas vive na zona sul do Rio. Sorte dos alunos no Jardim Botânico, que podem diariamente testemunhar de perto o jogo de um dos maiores atletas do Jiu-Jitsu no início do século. A equipe GRACIEMAG pagou uma visita na noite de uma terça-feira, e não se arrependeu. Treinando com os alunos, Café provou que os triângulos, raspagens, passagens de guarda e outros truques estão em dia.

Para não deixarmos os leitores só imaginando, pedimos a Café para detalhar seu estrangulamento relógio, ensinado no treino. Confira:

Além de professor de Jiu-Jitsu, Café também ensina Direito Constitucional e Filosofia Jurídica numa universidade do Rio. “Depois dos tempos de UFC, minha filha Sophia nasceu, terminei o mestrado em Direito e continuei treinando meus alunos. Hoje estou terminando um doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais e sou um dos comandantes da Black Team Jiu-Jitsu, que tem filiais em Brasília, Volta Redonda, Vassouras, Barra do Piraí, Miguel Pereira, Angra, Pinheiral, Rio Claro, Vargem Alegre…”

Como se vê, o doutor Café andava ocupado. Mas sempre com o Jiu-Jitsu o acompanhando.

Serviço:

Black Team Jiu-Jitsu
(Na Sociedade Hípica Brasileira)
Endereço: Av Lineu de Paula Machado, 2448, Lagoa, Rio de Janeiro, RJ, 22470-040
Telefone: (21) 2156-0156

Quer ser um GMI e anunciar o endereço de sua escola em GRACIEMAG e em nossas redes sociais? Mande um email para GMI@graciemag.com agora mesmo.