O dinamarquês Alexander Trans foi o grande nome do Europeu de Jiu-Jitsu 2014. Pela primeira vez em 11 edições do campeonato da IBJJF, um atleta europeu venceu o absoluto faixa-preta.
Trans venceu, na final, Yuri Simões, faixa-preta da Brasa. E em grande estilo: raspou de início, passou, montou e pegou o braço.
“Eu sabia que ele tem uma guarda-aranha excelente, por isso assim que raspei tratei logo de botar pressão e passar”, comentou o gigante da Checkmat, que na semifinal passara por Fabiano “Boi” Leite, da Alliance, por 4 a 0 nas vantagens.
Sobre o feito inédito, Trans, que passou por cinco oponentes, contemporizou: “É um título muito importante para minha carreira, e é bacana ser o primeiro lutador europeu a vencer a categoria principal. Mas eu treino e sempre treinei com muitos brasileiros, e vou ao Brasil sempre. Não ligo muito para ser europeu, não”.
No absoluto feminino, Luanna Alzuguir foi mais uma vez a vencedora, pela segunda ocasião. Ela jogou estrategicamente para vencer Ida Hansson, com uma raspagem.
“Acho que o Europeu realmente me dá sorte. Queria até abrir mais o jogo, mas quando se luta com alguém habilidoso como a Ida, 2 a 0 está bom demais”, disse a estrela da Alliance.
Pesos da faixa-preta
No peso-galo, Caio Terra (Brasa) venceu mais uma. Na final da categoria, o arisco Caio bateu Koji Shibamoto (Tri-Force) por três vantagens.
Uma das colisões mais aguardadas era entre Rafael Mendes (Atos) e Paulo Miyao (Cícero Costha). Após treinarem juntos em 2012, Rafa e Paulo viraram rivais pela primeira vez, na final peso-pena. Rafa mostrou o valor de sua experiência e passou a guarda de Miyao, vencendo por 3 a 0.
No peso leve, Michael Langhi e Francisco “Sinistro” fecharam. Já no médio, dois atletas da Atos se enfrentaram na final. Claudio Calasans venceu JT Torres na decisão dos juízes, após empate em 2 a 2.
Nos pesados, o carioca Jackson Souza se renovou. Após perder para Yuri Simões ontem, na disputa do absoluto, Jackson derrubou o mesmo rival na final da categoria e venceu, por 2 a 0.
No superpesado, Lucio “Lagarto” Rodrigues (GB) foi o destaque. Na final da categoria, Lucio raspou Rafael Lovato (Ribeiro JJ). Já no pesadíssimo, Rodrigo Cavaca (Zenith) raspou duas vezes Ricardo Evangelista para ficar com o título.
Além deles, os masters fizeram bonito em Lisboa. Fernando Tererê, Reinaldo Ribeiro, Jair Lourenço e Cícero Costha foram alguns dos destaques.
Na disputa por equipes, deu Alliance no adulto, com 86 pontos. A Checkmat foi vice, com 44, e a equipe Brasa/Caio Terra ficou com 43.
Para ver todos os resultados finais e os campeões de cada categoria, clique aqui.
Resultados da faixa-preta adulto
Masculino:
Absoluto: Alexander Trans (Checkmat) finalizou Yuri Simões (Brasa) no braço
Galo: Caio Terra venceu Koji Shibamoto por 3 a 0 nas vantagens
Pluma: José Tiago (Cícero Costha) ficou com o ouro ao fechar com João Miyao
Pena: Rafael Mendes (Atos) venceu Paulo Miyao (Cícero Costha) por 3 a 0
Leve: Michael Langhi (Alliance) ficou com o ouro ao fechar com Francisco Iturralde (Alliance)
Médio: Claudio Calasans (Atos) venceu JT (Atos) na decisão dos juízes após 2 a 2 no placar
Meio-pesado: Thiago Sá (Checkmat) ficou com o ouro ao fechar com Renato Cardoso (Checkmat)
Pesado: Jackson Sousa (Checkmat) venceu Yuri Simões (Brasa) por 2 a 0
Feminino
Absoluto: Luanna Alzuguir venceu Ida Hansson por 2 a 0
Leve: Laurence Cousin (Acemat) venceu Andrea de Souza (UAE) por 6 a 0
Médio: Vanessa Oliveira (GFTeam) venceu Ida Hansson (Checkmat) 5 a 2 nas vantagens
Meio-pesado: Luanna Alzuguir venceu Janni Larsson por 2 a 0