GracieMag - Sensō Jiu Jitsu

GracieMag

Mão na gola e bote no triângulo: a finalização de Caio Terra no Europeu de Jiu-Jitsu January 07 2018

Primeiro torneio da temporada 2018, o Europeu de Jiu-Jitsu promete transformar Odivelas, em Portugal, no pico mais procurado pelos craques da arte suave. O campeonato, programado para rolar entre os dias 18 e 21 de janeiro, com possibilidade de estender-se também para os dias 15, 16 e 17 (dependendo do número de inscritos), tem como…

Confira os destaques inscritos no Mundial de Jiu-Jitsu Sem Kimono da IBJJF December 12 2017

Reta final do ano de 2017, mas quem acha que o calendário da temporada já encerrou está muito enganado. Nos dias 16 e 17 dezembro, em Anaheim, nos EUA, rola mais uma edição do Mundial de Jiu-Jitsu Sem Kimono da IBJJF, torneio que reúne os melhores lutadores do planeta para disputas rápidas e ofensivas sem…

Quem foi o melhor lutador de Jiu-Jitsu do ano de 2016? December 14 2016

Buchecha agora acumula quatro ouros absolutos na IBJJF, oito no total. Foto: Gallerr

Marcus Vinicius “Buchecha” passou a acumular quatro ouros absolutos no Mundial da IBJJF, oito no total. Foto: Gallerr

Certamente 2017 será um ano ímpar, e ele já está quase aí, virando a esquina. Por isso, na próxima edição de GRACIEMAG, nossa equipe vai apontar os melhores lutadores de Jiu-Jitsu e MMA do mundo, e como de praxe contamos com sua ajuda para eleger o destaque do povo na faixa-preta.

Teria sido o melhor faixa-preta do ano o peso pesadíssimo Marcus Buchecha, primeiro tetra mundial absoluto na faixa-preta pela IBJJF? Talvez Rafa Mendes, que venceu mais uma vez? Dominya Obelenyte, a rainha absoluta? Ou Mackenzie Dern, a número um do planeta no feminino? Paulo Miyao? O impetuoso Leandro Lo? O completíssimo Lucas Lepri? Ou Yuri Simões, absoluto no Mundial Sem Kimono? Ou Bruno Malfacine? Ou Caio Terra, o colecionador de ouros sem pano? Ou o bad boy Erberth Santos? Quem sabe Felipe Preguiça ou Tayane Porfírio, vencedores em Abu Dhabi? Ou outro, de sua preferência?

Aqui o seu voto vale, portanto escolha seu lutador predileto ou lutadora favorita em 2016, e deixe seu voto logo abaixo, no GRACIEMAG.com. De preferência, deixe uma justificativa por que seu craque do ano impressionou na temporada, ok?

Os votos só serão computados aqui no espaço de comentários, portanto dedos à obra! O resultado da eleição será conhecido aqui, e nas páginas de GRACIEMAG, nas bancas.


Augusto Tanquinho esquenta Mundial Sem Kimono; confira mais inscritos October 31 2016

Tanquinho e JT fizeram mais um lutao no Mundial Sem Kimono 2012 Foto Ivan Trindade

Tanquinho está de volta ao Mundial Sem Kimono. Foto: Arquivos GRACIEMAG

Falta pouco para a 10° edição do Mundial de Jiu-Jitsu Sem Kimono da IBJJF, realizado na Califórnia. O torneio, que reúne grandes nomes da arte suave, em duelos sem pano, rola nos dias 5 e 6 de novembro.

As inscrições se encerraram no dia 27, quinta-feira, e alguns nomes chamam atenção na lista de faixas-pretas.

Um deles foi Augusto “Tanquinho” Mendes, hoje atleta do UFC, que em papo com GRACIEMAG na semana passada ainda estava em dúvida sobre sua participação. De última hora, fez sua inscrição e estará entre as feras do torneio, além de sua mira no Ultimate estar para atuar no início do ano que vem.

Outros conhecidos do octógono, Gilbert Durinho e Vinny Magalhães também estão devidamente inscritos na competição, nas divisões de médios e pesadíssimos, respectivamente.

Outros nomes de destaque são João Miyao e Caio Terra nos plumas; Kim Terra, Gabriel Marangoni nos penas;  Márcio André, Gianni Grippo, Garry Tonon, AJ Agazarm e Mansher Khera nos leves; Matheus Diniz, Murilo Santana e Kit Dale nos meio-pesados;  Luiz Panza, Vitor Oliveira, Kauê Damasceno e Tim Springs no superpesado e Yuri Simões no pesadíssimo.

E para você, amigo leitor, qual atleta será o grande destaque no Mundial Sem Kimono? Confira a lista completa clicando aqui e comente conosco!


Vídeo: O armlock de Caio Terra sobre Jeff Glover no Metamoris June 16 2016

Caio Terra é um fenômeno no Jiu-Jitsu, e sua habilidade foi posta a prova mais uma vez no evento inaugural do Metamoris, em outubro de 2012.

Caio encarou o versátil Jeff Glover, com todas as suas armadilhas e transições loucas. O duelo foi solto e divertido, com vários ataques e provocações durante a luta. No fim das contas, mesmo com toda elasticidade e fator surpresa de Glover, o americano não foi capaz de evitar o armlock de Caio, com pouco mais de 13min de luta.

Relembre os detalhes da chave de braço de Caio Terra no vídeo abaixo!


Vídeo: O estrangulamento de Caio Terra no Berkut BJJ December 24 2015

O professor Caio Terra é um dos atletas de peso mais com melhor técnica no Jiu-Jitsu de kimono. E foi isso que ele provou no Berkut BJJ, realizado na Rússia.

Em seu duelo contra o casca-grossa Milton Bastos, Caio fintou, raspou e conseguiu finalizar num sorrateiro estrangulamento por cima.

Confira o combate no vídeo abaixo!


Caio Terra analisa a omoplata que rendeu seu 8º ouro no Mundial Sem Kimono November 10 2015

Caio Terra e sua variação da baratoplata no Mundial Sem Kimono. Foto: Ivan Trindade

Caio Terra e sua variação da baratoplata no Mundial Sem Kimono. Foto: Ivan Trindade

Caio Terra levantou a torcida na final dos galos no Mundial de Jiu-Jitsu Sem Kimono de 20015, no último domingo, 8 de novembro, com mais uma plástica finalização. O professor carioca radicado na Califórnia usou uma variação da baratoplata, golpe popularizado por Rafael “Barata” Freitas, para eliminar em menos de um minuto o japonês Yusuke Honma.

Foi a oitava medalha dourada de Caio no evento da IBJJF, que ele vem vencendo desde 2008.

Caio contou ao GRACIEMAG que o golpe não saiu com a perfeição que ele queria durante a final:

“A chave que apliquei na semifinal (contra Jorge Santistevan) foi bem mais bonita, mas eu não consegui finalizar com ela e mudei para a chave de braço. Eu tinha ensinado essa variação da baratoplata duas semanas antes do Mundial Sem Kimono, na minha academia, então quando a oportunidade surgiu, eu sabia que não poderia desperdiçar. Caso contrário, meus alunos iriam dizer que não funciona”, sorriu Caio.

Reveja a seguir a finalização de Caio na final, partindo da meia-guarda, passo a passo. Repare que Caio arrisca o triângulo e, quando o japonês tenta livrar o braço, a armadilha começa:

A seguir, veja a chave de ombro original conhecida como “baratoplata”:


João Miyao é o novo número um do mundo no Jiu-Jitsu November 09 2015

João Miyao na final do Mundial de Jiu-Jitsu 2015, quando só parou para o hepta Bruno Malfacine. Foto: Ivan Trindade

João Miyao na final dos galos no Mundial de Jiu-Jitsu 2015, quando só parou para o hepta Bruno Malfacine. Foto: Ivan Trindade

Com os últimos torneios de fim de temporada, o ranking mundial do Jiu-Jitsu tem um novo líder na faixa-preta.

Trata-se do habilidoso guardeiro João Ricardo Miyao, que chegou a 930 pontos e teve a ousadia de ultrapassar o próprio irmão, Paulo Henrique, que agora está em segundo lugar, com 904. Nada mal para os dois magrinhos formados por Cícero Costha e hoje radicados nos EUA.

Bernardo Faria, Leandro Lo e Caio Terra completam o top 5.

No feminino, Mackenzie Dern segue liderando o ranking, com impressionantes 1.606 pontos. Bia Mesquita, em segundo, tem 945. Confira quem mais está bem na lista, a seguir.

Ranking mundial do Jiu-Jitsu da IBJJF:

Faixa-preta masculino

1. João Miyao – 930 pontos
2. Paulo Miyao – 904,5
3. Bernardo Faria – 837
4. Leandro Lo – 684
5. Caio Terra – 618

Faixa-preta feminino

1. Mackenzie Dern – 1606,5 pontos
2. Beatriz Mesquita – 945
3. Andresa Correa – 805,5
4. Dominyka Obelenyte – 673,5
5. Luiza Monteiro – 609

Confira os rankings completos, no site da IBJJF.


Mundial Sem Kimono 2015: Felipe “Preguiça” Pena e Mackenzie Dern absolutos November 08 2015

Preguiça e Mackenzie reinaram absolutos no Mundial Sem Kimono 2015.

Preguiça e Mackenzie reinaram nos absolutos do Mundial Sem Kimono 2015. Fotos: Ivan Trindade

Felipe Preguiça, Caio Terra, João Miyao, Augusto Tanquinho e Michael Langhi; DJ Jackson, Lucas Hulk, João Assis e Gabriel Fedor.

Foi essa invejável seleção de lutadores de Jiu-Jitsu que o Mundial Sem Kimono de 2015 consagrou no masculino, nesse domingo 8 de novembro, na Pirâmide em Long Beach na Califórnia.

No feminino, a constelação de estrelas tampouco deixou de brilhar. O absoluto, decidido entre Mackenzie Dern (Gracie Humaitá) e Andresa Correa (Alliance), mostrou que no Jiu-Jitsu o peso não faz tanta diferença, e a peso-pena Mackenzie apertou o pescoço da campeã da Alliance com uma guilhotina fatal. Andresa no entanto não voltou para casa com as mãos vazias: foi a vencedora no peso meio-pesado, ao finalizar Leanna Dittrich com seu afiado leglock.

No absoluto masculino, Felipe Preguiça (GB BH) venceu Matheus Diniz por 10 a 2, após raspar e pegar as costas do faixa-preta da Alliance. Felipe venceu ainda o peso pesado, ao finalizar Jackson Sousa no pé.

Confira os demais campeões na faixa-preta, a seguir.

Caio Terra arrochou uma omoplata modificada para ficar com mais um ouro no Mundial Sem Kimono

Caio Terra arrochou uma omoplata modificada para ficar com mais um ouro no Mundial Sem Kimono.

Finais do masculino:

Peso-galo: Caio Terra finalizou Yusuke Honma na chave de braço em 45s de luta

Peso-pluma: João Miyao venceu Samir Chantre por 8 a 6 no placar.

Peso-pena: Augusto Tanquinho fechou com Osvaldo Queixinho (Queixinho eliminara Paulo Miyao por 2 vantagens, após uma guerra de 8 a 8).

Peso leve: Michael Langhi venceu Mansher Khera por 2 vantagens a 0.

Peso médio: DJ Jackson passou a guarda de Jon Satava e venceu por 3 a 0 (Jackson vencera Otavio Sousa na decisão, na semifinal.)

Peso meio-pesado: Lucas “Hulk” Daniel venceu Thiago Sá por 2 a 0 (queda).

Peso pesado: Felipe Preguiça finalizou Jackson Sousa na chave de pé no fim da luta.

Superpesado: João Assis venceu Roberto Tussa por 4 a 0, com uma queda e uma raspagem.

Pesadíssimo: Gabriel “Fedor” Lucas venceu Mahamed Aly por cima por 2 a 1 nas vantagens (chegada à meia-guarda).

Absoluto: Felipe Preguiça venceu Matheus Diniz por 10 a 2.

João Miyao venceu Samir Chantre na final dos plumas

João Miyao venceu Samir Chantre na final dos plumas.

Finais feminino:

Peso-pluma: Patricia Fontes finalizou Chelsea Donner no estrangulamento.

Peso-pena: Tammi Musumeci brilhou ao vencer Mackenzie Dern por 6 a 2, ao raspar e montar.

Peso leve: Karen Borges venceu Kiri Liao com uma guilhotina.

Peso médio: Angélica Galvão venceu Amanda Loewen por 2 vantagens a 1.

Meio-pesado: Andresa Correa finalizou Leanna Dittrich no leglock.

Absoluto: Mackenzie Dern finalizou Andresa Correa na guilhotina.

Veja uma seleção de fotos incríveis no nosso Flickr, aqui. 

Felipe Preguica pegou as costas de Matheus na final do aberto

Felipe Preguiça pegaria as costas de Matheus na final do aberto.


Mundial Sem Kimono: Preguiça enfrenta Diniz; Andresa tenta parar Mackenzie November 08 2015

Matheus Diniz no Mundial Sem Kimono 2015

Matheus Diniz esbanjou coração no Mundial Sem Kimono 2015. Fotos: Ivan Trindade

O Mundial de Jiu-Jitsu Sem Kimono da IBJJF tem uma alta rotatividade de campeões absolutos, e a tradição se manteve em 2015. Neste domingo, um novo rei absoluto será coroado, e uma nova rainha também.

No masculino, os técnicos e perigosos Felipe “Preguiça” Pena e Matheus Diniz vão disputar o ouro, enquanto no absoluto feminino Mackenzie Dern, atual campeã até 60kg do ADCC, tenta comprovar a forma soberba contra Andresa Correa.

Preguiça fez cinco lutas nesse sábado, e não deu brechas: o atleta da Gracie Barra BH finalizou as cinco, quatro pelo absoluto e uma no peso pesado, quando capturou o joelho de Roberto Torralbas.

No aberto, ele finalizou Wilson Reis na guilhotina na estreia, e depois esticou o braço do novato Patrick Gaudio. Nas quartas, despachou Arnaldo Maidana com uma chave de pé, e na semifinal pegou as costas e arrochou o mata-leão em DJ Jackson, que havia eliminado o valente galinho Caio Terra por 1 vantagem.

Do outro lado da chave, o jovem Matheus Diniz (Alliance) mostrou coração para chegar à final. Ele finalizou Nicholas Liaskos pelas costas, eliminou Garry Tonon nos pontos e finalizou Steven Patterson no mata-leão. Na semifinal, enfrentou o recém-graduado Mahamed Aly, que eliminara Jackson Sousa com uma raspagem nos últimos segundos. Mas Matheus deu o troco: Aly vencia por 2 a 0 de uma queda quando Matheus pegou as costas e finalizou no mata-leão a oito segundos do fim do combate.

IMG_2720

Absoluto feminino

Mackenzie Dern fez duas lutas no absoluto, quando despachou Josephine Masiello na chave de braço, e deu uma chave de pé fulminante em Emile Maxine.

Companheira de treinos da atual campeã absoluta Gabi Garcia, que estava na plateia, a fera Andresa Correa fez bonito no outro lado da chave: eliminou primeiro Amanda Loewen e a seguir finalizou a perigosa Tammi Musumeci com um leglock.

Confira quem mais segue vivo neste domingo 8 de novembro:

Semifinais faixa-preta masculino

Felipe Pena finalizou 5 lutas no primeiro dia do Mundial Sem Kimono da IBJJF

Felipe Pena finalizou todas as suas 5 lutas no primeiro dia do Mundial Sem Kimono da IBJJF.

Peso-galo
Yusuke Honma vs. Leandro Escobar
Caio Terra vs. Jorge Santistevan

Peso-pluma
João Miyao vs. Thomas Lisboa
Rafael Freitas vs. Samir Chantre

Peso-pena
Augusto Tanquinho vs. Gianni Grippo
Paulo Miyao vs. Osvaldo Moizinho

Peso leve
Michael Langhi vs. Thiago Abreu
Thiago Gaia vs. Mansher Khera

Peso médio
Marcelo Mafra vs. Jonathan Satava
Otavio Sousa vs. DJ Jackson

Meio-pesado
Matheus Diniz vs. Lucas Daniel
Thiago Sá vs. Charles Negromonte

Pesado
Jackson Sousa vs. Felipe Bueno
Felipe Preguiça vs. Arnaldo Maidana

Superpesado
João Assis vs. James Puopolo
Roberto Alencar vs. Guybson Sá

Pesadíssimo
Roberto Cyborg vs. Mahamed Aly
Gabriel Lucas vs. Gustavo Elias

Finais faixa-preta feminino:

Mackenzie Dern brilhou.

Mackenzie Dern brilhou.

Peso-pluma: Chelsea Donner vs. Patricia Santos

Pena: Mackenzie Dern vs. Tammi Musumeci

Leve: Karen Antunes vs. Kiri Liao

Médio: Angelica Galvão vs. Amanda Loewen

Meio-pesado: Andresa Correa vs. Leanna Dittrich

As lutas recomeçam neste domingo a partir de 9h30, horário local da Califórnia, ou 15h30 de Brasília.

Acompanhe pelo nosso Instagram os resultados das lutas em tempo real.

Confira mais fotos em nossa galeria no Flickr:

IMG_2194