Por Jiuliano Leon*
Já parou para pensar quantos professores foram necessários até você aprender sua primeira chave de braço? Já tentou medir a corrente de ensinamentos e energia utilizada ao longo da história até tal conhecimento chegar a você?
Consegue ter a noção do nosso tamanhinho perante a história?
Sim, o seu aprendizado só foi possível porque incontáveis samurais, guerreiros, monges e mestres ensinaram outros tantos alunos que se tornaram mestres até chegar ao instrutor que ensinou você.
E é por isso que, quando você se propõe a ensinar, ajuda a prolongar esse fluxo de ensinamentos por, no mínimo, mais 50 ou cem anos. Se você adicionar honra, caráter, amor, disciplina, compaixão e a busca da verdade aos seus ensinamentos técnicos, você pode realmente transformar o mundo. Porque aprender e ensinar é, também, um modo de se transformar num mecanismo de mudança da sociedade.
Ser um professor ou sensei de artes marciais é, assim, ter inúmeras dúvidas e apenas uma certeza: a de que um faixa-preta é capaz de mudar o mundo todos os dias.
Para isso, é preciso contar não com mil técnicas mirabolantes nem saber duzentos golpes eficazes, e sim ter em mente que se é apenas um sensei entre muitos que vieram antes – e os inúmeros que virão depois, sem sombra de dúvidas.
Oss!
*Jiuliano Leon é professor de judô e Jiu-Jitsu formado pela Alliance Rio.
The post Veja rapidinho o melhor post sobre Jiu-Jitsu que lemos no Dia do Professor first appeared on Graciemag.