Pela primeira vez na televisão, a Rede Globo exibiu uma finalização de um campeão mundial de Jiu-Jitsu, durante a última luta da primeira fase. Foi durante as quartas-de-final do peso médio (até 84kg), entre Serginho Moraes (Alliance) e o também ex-campeão mundial Delson Pé de Chumbo (Gracie Pitbull), um mata-leão aos 4min27s de combate.
Só essa novidade, que fez o time verde de Vitor Belfort abrir 7 a 1, já seria motivo para celebrar a transmissão do “TUF Brasil”. Há, porém, outras formas de avaliarmos o sucesso do programa. A partir dos números, por exemplo. E não estamos falando do Ibope.
Afinal, como estudos indicam, há uma massa de espectadores que liga automaticamente na TV Globo, em especial nos domingos. Que tal então se pegássemos o twitter como um termômetro alternativo para sentir a temperatura do programa?
No início “TUF Brasil”, há dois meses, Vitor Belfort e Wanderlei Silva tinham, somados, pouco mais de 500 mil seguidores no Twitter – Vitor tinha perto de 280 mil, e Wanderlei, 250 mil.
Hoje, Wand conta com quase 268 mil, enquanto Vitor, com mais vitórias no programa, pulou para 387 mil – mais do que o atual campeão até 93kg do UFC, o superastro Jon Jones, que tem 382 mil. Alguém duvida que o TUF influiu nesse crescimento?
Serginho Moraes em alta
Mas não são apenas os treinadores que ganham fama. Serginho Moraes (nenhum comentário no Twitter, 1.200 seguidores) brilhou no episódio de ontem, com um chão moderno.
Ao defender um chute na coxa e botar Pé de Chumbo para baixo, o bicampeão mundial buscou passar a guarda, mas ambos ficaram em pé. Na segunda chance, Serginho não perdoou.
Campeão mundial em 2008 e 2011, com uma prata ao fechar com Marcelinho Garcia em 2009 e um bronze em 2010, o paulista de Itaquera frustrou uma queda de Pé de Chumbo e caiu por cima, na meia-guarda. Dali, trabalhou a guilhotina para montar e acabou nas costas. No finzinho do round, o mata-leão entrou.
“O maior mérito do Serginho ali foi lutar com o objetivo de usar o Jiu-Jitsu o tempo todo”, comentou seu treinador Fabio Gurgel. “A lição mais valiosa dessa luta é acreditar no básico. No Jiu-Jitsu, o beabá depois de tantos anos se torna o pulo do gato!”
http://www.youtube.com/watch?v=HFidfxtPzBk
Serginho se juntou a Cezar Mutante,Daniel Sarafian e Thiago Bodão entre os classificados para a semifinal do peso médio. No peso-pena, os quatro lutadores vencedores são Hugo Wolverine, Rony Jason, Godofredo Pepey e Rodrigo Damm.
Os duelos da próxima fase ainda vão ser divulgados, mas a goleada de 7 a 1 do time de Vitor Belfort sobre o de Wanderlei Silva obrigou a organização do TUF afazer uma redivisão entre os atletas, o que causou lágrimas de Belfort e ironia de Wand, que vão se encarar no dia 23 de junho, no Mineirinho.
Diante da goleada, o presidente do UFC, Dana White, decidiu interferir. Em uma videoligação, determinou que Vitor enviasse três de seus atletas para o Time Azul. Caso o técnico não fizesse a escolha, afirmou White, ele mesmo faria essa reorganização. A contragosto e emocionado, Belfort escolheu Sergio Moraes, Thiago Bodão e Godofredo Pepey para a equipe de Wanderlei Silva, que enviou Vina, Reneé Forte e Pé de Chumbo para o outro lado.
“Viram aquele choro? Ele vai ganhar o Oscar”, twitou Wand, nessa eterna briga que não é apenas por seguidores. Quem vai vencer em junho? Comente com a gente.
The post TUF: Fabio Gurgel comenta mata-leão de Serginho contra Pé de Chumbo first appeared on Graciemag.