Brasileiro de Equipes: GFTeam varre torneio com direito a Theodoro Canal espetacular September 19 2015

O time da GFTeam campeao na preta marrom leve

O time da GFTeam campeão na preta marrom leve em 2015. Foto: Divulgação

No calorão que incomodou o carioca neste sábado, 19 de setembro, os habituais sócios do Club Municipal, na Tijuca, não tiveram dúvidas e ficaram de molho na piscina convidativa do clube. Para uma outra turma, porém, adepta de um esporte apaixonante que só faz crescer e nos ensina a ignorar o clima e outros sufocos, o dia foi de competir e celebrar com os amigos. Era dia do Campeonato Brasileiro de Equipes 2015, evento entre os mais tradicionais da CBJJ, que anualmente aponta a equipe mais embalada nas competições no momento.

E a GFTeam provou que merece esse adjetivo. Embalada, vitoriosa e dura de bater, a equipe do professor Julio César Pereira levou um time indigesto e venceu as principais categorias do Brasileiro de Equipes.

O primeiro ouro a sair na faixa-preta adulto foi para os pesos pesados da equipe, ali pelas 17h. Thiago Gaia meteu 9 a 2 no faixa-marrom Daniel Esperança, da Game Fight, e levou a GFTeam à vitória por 3 a 0, na disputa melhor de cinco.

Um pouco antes, outro faixa-preta levantou a galera no Municipal. Sem luta no UFC até provavelmente dezembro, Thales Leites reapareceu de kimono para ajudar seus companheiros da Nova União a levar o ouro na categoria faixa-preta master. E o astro niteroiense não decepcionou, esbanjando no gás e vencendo suas duas lutas por boas margens de pontos. A GFTeam ficou com a vice-colocação na categoria.

No adulto, com cinco escolas no páreo, era a hora de decidir quem seria a melhor equipe na faixa-preta e marrom leve. Na final, GFTeam e Gracie Barra então colidiram, no melhor momento do evento deste sábado. “Trouxemos nossa equipe de leves toda de Minas, e ano que vem pretendemos trazer o Felipe Preguiça e outros pesos pesados também”, explicou Claudio Caloquinha, que provou que estava com o katagatame afiado na final. Mas apesar da vitória de Caloquinha, o time da GFTeam abriu 2 a 1. Faltava a luta entre Theodoro Canal e Vinicius Franklin (GB) para definir.

E o guardeiro Vinicius começou bem compenetrado. Puxou, fechou a guarda com competência e arriscou um triângulo em Canal, com suas pernas longuíssimas. Theo habilmente defendeu jogando suas pernas na barriga de Vinicius, cedendo a raspagem: 2 a 0.

Restava dois minutos, e Theodoro ficou fazendo guarda fechada. Vinicius pretendia segurar o resultado e empatar a disputa em 2 a 2 por equipes, mas a vitória escapou: Theodoro raspou da guarda fechada, caiu montado e, quando o faixa-preta da GB BH tentou escapar da montada dando as costas, Canal conseguiu na última hora pegar a gola e finalizar. Para a galera da GFTeam e os torcedores em geral, valeu ter passado aquele calor todo.

Veja todos os resultados e fotos do evento, aqui.