FREE SHIPPING to the U.S. on ALL ORDERS!

Rafael Mendes e a final do Mundial 2014 contra Cobrinha: “Fiquei feliz que a tática funcionou”

Rafa contra Cobrinha, na final dos penas. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Rafa contra Cobrinha, na final dos penas. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Rafael Mendes segue em sua irretocável carreira dentro do Jiu-Jitsu. No último domingo, o peso-pena da Atos venceu o Mundial da IBJJF pela quarta vez, e igualou com isso o feito de dois mitos, Royler Gracie e Rubens Charles “Cobrinha” – por acaso, seu arquirrival nas disputas na Califórnia desde 2009.

Quarto lugar no ranking mundial do Jiu-Jitsu, Rafa, 24 anos, mostrou na Pirâmide que está em plena forma. Na final, venceu Cobrinha por 10 a 8, num redemoinho de raspagens.

Em bate-papo exclusivo com GRACIEMAG, Rafa analisou a campanha no Mundial, comentou a final contra Rubens Cobrinha e repetiu seu objetivo maior no Jiu-Jitsu: buscar o penta ano que vem e ser o melhor da história na sua categoria. Confira!

GRACIEMAG: O que você sentiu ao conquistar o tão sonhado tetracampeonato mundial?

RAFAEL MENDES: Foi uma excelente atuação, me preparei da melhor forma e estava confiante que alcançaria meu objetivo. Finalizei todas as lutas antes de chegar à final. Venci a final por pontos e igualei o feito do Royler e do Rubens Cobrinha. A final foi minha luta mais difícil. Já lutei com o Cobrinha 13 vezes, e é sempre uma luta dura, mas treinei muito e consegui fazer o movimento que treinei para surpreendê-lo e chegar a uma boa posição, posição que me deu a vantagem na luta e a vitória. Ano que vem vou com o objetivo de me tornar o maior peso-pena da história do Jiu-Jitsu. Tenho apenas 24 anos e vou continuar lutando para aumentar este recorde por um longo período.

E que movimento foi esse que você treinou, Rafa?

Foi uma luta disputada, eu consegui fazer o berimbolo e ganhar a montada, mas pelo fato de estar quase do lado de fora não pude voltar na mesma posição; acabei ganhando apenas a vantagem, mas fiquei feliz de ver que minha técnica funcionou. Estou sempre aprendendo a me conhecer melhor. Jiu-Jitsu é isto, aprender que se pode sempre ir além do que você pensa. Estou sempre aprendendo que posso fazer mais do que acho que sou capaz.

Quais são seus planos para o fim de 2014, Rafa? Vai lutar algum campeonato?

Ainda não sei, estou me dedicando à academia e tenho alguns seminários marcados. Vou viajar pela Alemanha, Austrália, Nova Zelândia e diversas partes dos EUA, ensinando minhas técnicas. Se sobrar algum tempo entre esses compromissos, pode ser que eu lute, sim.

Older Post
Newer Post
Close (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Search

Shopping Cart

Your cart is currently empty.
Shop now