Há quem sinta prazer em nas corriqueiras dores musculares do pós-treino. Mas também há quem desistiu, ou quase desistiu, de voltar a treinar quando sentiu as fisgadas musculares logo após aquele treininho de Jiu-Jitsu mais puxado, contra um companheiro mais pesado ou mais experiente nos tatames.
A dor muscular do pós-treino é comum tanto nos iniciantes como em atletas de alto rendimento. “A dor muscular ou ‘mialgia’ pode acontecer por acúmulo do acido lático até 24 horas após o exercício leve ou surgir até 48h ou mais, chamada de DTM (Dor Muscular Tardia), que aparece por danos musculares relacionados com as fibras que foram estressadas (estimuladas) de forma não realizada anteriormente”, aponta a fisioterapeuta Monica Rivero.
Em média a dor perdura de 3 a 7 dias, mas é possível amenizá-la com as dez dicas da Dra. Monica. Confira!
1 – Repouse, pois dormir e descansar é necessário para se recompor e para a recuperação muscular.
2 – Alterne os treinos! Músculos dos membros superiores com os dos membros inferiores. Dê intervalos aos treinos.
3 – Aplique gelo com auxílio de uma toalha ou pano por 15 a 20 minutos logo ao terminar um treino intenso.
4 – Faça uma boa massagem com um profissional.
5 – Faça uma automassagem nos músculos mais exigidos no treino (movimentos circulares com creme ou pomada irão aquecer e melhorar a dor.
6 – Aplique uma bolsa quente horas depois nas regiões de dor ou maior rigidez muscular.
7 – Tome um banho quente, isso faz uma vasodilatação periférica conseguindo um relaxamento dos músculos e diminui a “rotação” pós-treino intenso. Isso acalma e ajuda a dormir bem.
8 – Faça uma caminhada ou até mesmo tarefas de casa ou exercícios leves para aquecer o corpo. Atividade sexual também é válida.
9 – Faça alguns alongamentos, eles ajudam a diminuir a sensação de rigidez causada pela dor.
10 – Reponha suas energias, dê preferência a alimentos antioxidantes e proteínas com uma dieta adequada e orientada por nutricionista.
(Fonte: Assessoria de imprensa)