Todo mês, nas bancas, a GRACIEMAG compila uma série de dicas valiosas voltadas para o leitor que está começando na academia de Jiu-Jitsu e deseja mudar de patamar nos treinos.
Trata-se da seção Página Branca, mensalmente escrita por um faixa-preta renomado. Recentemente, as dicas foram listadas por um professor de Jiu-Jitsu invicto no MMA, a estrela do Bellator Neiman Gracie.
O jovem filho do mestre Marcio Macarrão deu suas 10 dicas principais para o faixa-branca que deseja chegar até a faixa-preta em alta pressão – e sem deixar de manter o alto astral, uma característica marcante de Neiman.
Leia a seguir, e comente: qual foi sugestão sua favorita?
“1. Comece pelo começo. Aprenda bem o básico. Não tenha pressa para aprender posições mirabolantes. O básico é o que funciona sempre, da faixa-branca à preta.
2. Acumule tempo de voo. O que determina se um piloto de avião é bom ou ruim é o tempo que ele passa voando. No Jiu-Jitsu não é diferente, quanto mais tempo no tatame treinando, melhor você vai ficar.
3. Treine a sua defesa. Para ser completo você tem de ser tão bom se defendendo quanto atacando. Ponha-se em situações de perigo na academia e tente sair delas.
4. Não deixe de treinar seu ataque. Como dizia o grande general chinês Sun Tzu, a invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Um modo simples de lapidar seus ataques: pegue um parceiro de treino novato e tente finalizá-lo sempre com o mesmo golpe. Assim você vai conseguir aperfeiçoar sua finalização ao máximo.
5. Cuide bem da máquina. Coma bem, durma cedo, não fume e não beba. Se você fizer tudo o que sua mãezinha mandava você vai se sentir muito melhor nos treinos também!
6. Deixe seu ego do lado de fora do dojô. Você vai tomar amasso de gente mais nova e mais velha que você, mas isso é normal. Lembre-se que isso faz parte do aprendizado. Seja o prego hoje, para amanhã ser o martelo.
7. Divirta-se. Se você não está se divertindo então não vale a pena. Tenha em mente que o Jiu-Jitsu traz os melhores amigos da sua vida e momentos inesquecíveis.
8. Os detalhes fazem toda a diferença. Por exemplo, botar a mão um pouco mais fundo na gola vai fazer toda a diferença no seu estrangulamento. O Jiu-Jitsu é uma arte de detalhes, sempre preste atenção neles.
9. Mantenha a mente aberta. Você sempre pode aprender coisas novas de qualquer pessoa, de um faixa-branca a um faixa-vermelha. Quanto mais você aprender melhor você será.
10. Leia sempre GRACIEMAG, aqui no site e nas bancas. Onde mais você poderia aprender lições valiosas como esta e outras que você acabou de ler aqui?”
Para assinar GRACIEMAG e pagar menos, clique aqui e veja o que é preciso fazer.
The post Uma cartilha Gracie para o faixa-branca de Jiu-Jitsu mudar de patamar first appeared on Graciemag.