“Eu não imaginava que ele era tão melhor que os outros. Uma vez que Roger fica por cima, nenhum adversário consegue se mover”. Assim o diretor Guy Ritchie, de “Sherlock Holmes”, “Snatch”, “Rock ‘n Rolla” e outros definiu, das arquibancadas, a atuação de seu professor no Mundial de Jiu-Jitsu de 2009.
Outra precisa definição, mais curta, seria a palavra “irresistível”.
No primeiro fim de semana de junho de 2009, Roger Gracie pisou nos tatames da Pirâmide de Long Beach para enfrentar nove diferentes oponentes. O resultado foi o mesmo em todas as lutas: finalização. A técnica foi a mesma também: o estrangulamento por cima.
Paulo Streckert, Fernando Di Pierro, Rafael Lovato Jr., Claudio Calasans Jr. e Romulo Barral foram as vítimas no absoluto. Na divisão dos superpesados, ele estrangulou Adrien Domingues, Bruno Bastos, Bernardo Faria (no ezequiel da meia-guarda) e Ricardo Demente.
Contudo, Roger continuava humilde quando era perguntado sobre sua montada impecável, somada a todos os outros sucessos que havia tido em sua carreira até aquele momento, o que o elevava ao posto de um dos melhores competidores de Jiu-Jitsu de todos os tempos.
“Não vou dizer que sou o melhor, mas posso dizer que vou sempre estar pronto para estar entre os melhores”, disse o Gracie. Diferente de Roger, seus oponentes e amigos tinham muito a dizer sobre ele naquele ano.
“Eles dizem que Roger é bom porque é grande, mas têm muitos outros caras grandes por aí. Ele é habilidoso, disso não tenho dúvidas. Ele está um passo à frente de todos nós”, disse Romulo Barral, adversário de Roger na final do absoluto, que fez uma incrível apresentação no mesmo ano, finalizando sete de seus dez oponentes.
“Isso é o Jiu-Jitsu invisível”, definiu Saulo Ribeiro.
Mas teria sido Roger perfeito mesmo?
Bem, ele levou alguns pontos em pé, derrubado por Claudio Calasans no absoluto, por exemplo. Mas o Gracie tem outra qualidade, o bom humor: “Se eu não vou ao chão, não tem a mesma graça”, brincou ele, em papo com GRACIEMAG na Pirâmide.
E este ano, quem será o grande campeão, amigo leitor?
Para acompanhar o Mundial ao vivo, sem perder nenhum detalhe, acesse IBJJFTV.com.
The post Mundial na História: 2009, o ano de um Roger Gracie irresistível first appeared on Graciemag.