FREE SHIPPING to the U.S. on ALL ORDERS!

Khabib Nurmagomedov e o sambô: “Se fosse fácil, se chamaria Jiu Jitsu”

Khabib afronta os amantes do Jiu-Jitsu. Foto: UFC/Divulgação

Khabib afronta os amantes do Jiu-Jitsu. Foto: UFC/Divulgação

“Se o sambô fosse fácil se chamaria Jiu-Jitsu”.  Foi com essa frase estampada na camisa  que o gaiato Khabib Nurmagomedov posou para as fotos na pesagem do UFC São Paulo. O russo, que além da camisa usou sua característica peruca à la Biro-Biro, enfrenta Thiago Tavares neste sábado, dia 19 de janeiro, e não quis saber de lei da boa vizinhança, chegando para levantar polêmica em solo brazuca com sua camiseta provocadora.

Antes de tudo, vamos apresentar o sambô. A arte marcial, criada por dois russos por volta de 1920, é uma adaptação do Judô e outras artes marciais asiáticas para um único sistema de autodefesa. As técnicas foram lapidadas pelo exército da extinta União Soviética.

Boa parte dos leitores dirá que nunca ouviu falar do sambô, mas certamente se for fã de MMA já teve uma apresentação da arte por meio de outro atleta: Fedor Emilianenko , lendário lutador de MMA, bi-campeão do finado Pride e dono de um cartel de 34 vitórias e 4 derrotas, é oriundo do sambô, esporte onde se sagrou campeão quatro vezes. Fedor, conhecido por suas agressivas lutas e golpes pesados, usou o arte russa para finalizar 16 vezes no MMA.

Khabib, que vem de uma família de lutadores de sambô, foi campeão duas vezes no esporte, e tem no cartel de MMA 18 vitórias anotadas, sem derrota alguma. Dessas 18 vitórias, sete foram por finalização. O russo pisou no octagon pela última vez contra Gleison Tibau, no UFC 148, onde superou o brasileiro na decisão unânime.

Porém, não podemos esquecer que Thiago Tavares é faixa-preta da arte suave e não deixa nada a desejar no solo. Thiago, que tem um cartel de 17-4-1, finalizou 11 vezes e nunca bateu para um adversário. Além disso, o brasileiro já anotou uma finalização da noite na carreira, com um triângulo esmagador sobre Jason Black, no UFC Fight Night, em 2007. O atleta comentou sobre Khabib nunca ter amargado uma derrota, sem se assustar com o fato.

“A invencibilidade não influenciará em nada em cima do octógono. Sei das qualidades dele, mas, sinceramente, isso não é um problema meu. Vou fazer o meu jogo e representar para público presente no Ibirapuera e para todo o Brasil”, disse Tavares que faz sua luta com Nurmagomedov abrindo o card principal do evento no Ginásio do Ibirapuera.

Agora digam vocês, amigos da GRACIEMAG. Acham que esta luta, se for pro solo, vai ficar equilibrada pela similaridade das artes, ou Thiago Tavares vai mostrar pro russo que com o Jiu-Jitsu não se brinca?  Opinem!

UFC on FX 7
Ginásio do Ibirapuera, São Paulo, SP
19 de janeiro de 2013

Vitor Belfort vs Michael Bisping
Daniel Sarafian vs CB Dollaway
Gabriel Napão vs Ben Rothwell
Thiago Tavares vs Khabib Nurmagomedov
Godofredo Pepey vs Miltinho Vieira
Ronny Markes vs Andrew Craig
Diego Nunes vs Nik Lentz
Edson Barboza vs Lucas Mineiro
Iuri Marajó vs Pedro Nobre
Wagner Caldeirão vs Ildemar Marajó
Francisco Massaranduba vs CJ Keith

The post Khabib Nurmagomedov e o sambô: “Se fosse fácil, se chamaria Jiu Jitsu” first appeared on Graciemag.
Older Post
Newer Post
Close (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Search

Shopping Cart

Your cart is currently empty.
Shop now