GracieMag - Sensō Jiu Jitsu

GracieMag

Jiu-Jitsu: As 5 lições de Relson Gracie em seminário na GMI Gracie Terra June 28 2017

Vitor Terra com Robson Gracie e Relson Gracie no centro. Foto: Arquivo Pessoal

Conhecido mestre de Jiu-Jitsu, o faixa-vermelha Relson Gracie tem um prazer especial em dividir no tatame suas técnicas e histórias, e não foi diferente ao visitar nosso GMI Gracie Terra, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Sob o comando do faixa-preta Vitor Terra, a academia realizou um seminário produtivo com Relson Gracie, que ensinou desde suas técnicas mais cascas-grossas até as minucias da filosofia da arte marcial lapidada pelos Gracie.

Terra destacou as cinco principais dicas do seminário do mestre Relson, que são as bases necessárias de acordo com o Gracie para o sucesso nas batalhas e na vida. Confira!

1 – Defesa Pessoal

Como bom Gracie, o mestre preza bastante pelas técnicas de defesa pessoal como base para suas aulas de Jiu-Jitsu. A técnica deve ser útil tanto no campeonato quanto para autodefesa.

2 – Dieta Gracie

Assim como o irmão Rorion, Relson preza tanto pela ingestão correta dos alimentos quanto pela arte do Jiu-Jitsu. Com a combinação correta e o intervalo necessário, o equilíbrio entre combustível e combustão fica ideal.

3 – Repetir obsessivamente as posições

Que a prática leva à perfeição todo atleta sabe, mas no Jiu-Jitsu o praticante deve ir além, na visão de Relson. Para aplicar um bom golpe, o movimento deve estar tatuando na mente e corpo do competidor. Como chegar a tal refino? Repetição exaustiva do movimento, para que ele seja executado de forma natural em qualquer situação, sob qualquer influência externa.

4 – Autocontrole em situações adversas

Manter a calma é essencial nas batalhas no tatame e fora deles. Com a serenidade fora da equação, tanto as técnicas quanto o gás podem ser seus inimigos durante uma situação de luta. Aprenda a sobreviver aos amassos da vida com tranquilidade e supere os obstáculos com mais facilidade.

5 – A honra na frente do dinheiro

Em uma época cercada de superlutas e rios de dinheiro que fluem na especulação das mesmas, o mestre Relson Gracie vai contra a maré e coloca sua honra acima de qualquer dinheiro. Em entrevista concedida à Ag. Fight o mestre falou sobre o assunto:

“Eu nunca lutei por dinheiro, você pode me dar dez milhões de dólares que eu não brigo, mas se alguém chutar a minha porta, essa briga acontece de graça”, disse o valente Gracie.


Fazer Jiu-Jitsu é “abraçar o nosso lunático interior”, filosofa Renzo Gracie February 04 2014

Renzo Gracie na Gracie Butantã em SP Foto Leonardo Reis

Renzo Gracie durante seminário recente em São Paulo. Foto: Leonardo Reis/GRACIEMAG

Aos 46 anos, Renzo Gracie segue como um dos mais respeitados cientistas do Jiu-Jitsu. Treinador de astros do MMA como o campeão do UFC Chris Weidman, o professor radicado em Nova Jersey lida com a arte marcial como um químico em seu laboratório, testando sempre uma técnica nova e alterando um detalhe aqui e ali. O resultado, muitas vezes, é explosivo.

Renzo sabe, também, ser um estudioso que filosofa sobre o estilo de vida do Jiu-Jitsu. Recentemente, em troca de ideias com o ator e também faixa-preta Mauricio Mattar, nosso GMA divagou sobre o que é ser um faixa-preta, afinal de contas.

“Nós estrangulamos as pessoas, e fazemos isso pelo nosso sustento. Isso é o que somos. Tudo que nós temos que fazer é abraçar o nosso lunático interior. Aí é diversão garantida para todo o resto dessa doce vida”, postou o filho de Robson Gracie, em uma de suas redes sociais cheias de fãs.

E você, já pegou o kimono hoje para tentar amansar o lunático que vive dentro de você?

Aproveite a filosofia e estude também as novas técnicas que o atacado cientista Renzo segue ajustando. Elas podem aparecer, em breve, no jogo de algum jovem Gracie, de Weidman ou de outros pupilos.