GracieMag - Sensō Jiu Jitsu

GracieMag

No dia das crianças, 12 lições de vida que seus filhos vão aprender rápido com o Jiu-Jitsu October 12 2014

As crianças em ação no Jiu-Jitsu. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

As crianças em ação no Jiu-Jitsu. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Você acha que seus filhos ou filhas devem praticar Jiu-Jitsu? Por quê?

Se você não tem a resposta na ponta da língua, destacamos 12 lições que os pequenos vão levar para o resto da vida tão logo comecem a treinar numa boa escola.

1. Vão aprender que ir ao chão faz parte da vida. E que para levantar-se e ir em frente basta querer.

2. Vão aprender que é errando que se melhora. Mas, também, que cometer o mesmo erro toda hora resulta num sufoco danado.

3. Vão saber reconhecer rápido a satisfação de suar e trabalhar duro para realizar alguma tarefa.

4. Vão aprender a guardar, elas mesmas, as próprias roupas de treino na bolsa – vão aprender isso na primeira vez que outra pessoa, distraída, meter na mochila a calça de kimono do pai, que vai ficar um pouquinho grande…

5. Vão perceber como é tolice sentir medo de um grandalhão da outra turma. E perceber o valor simples e transformador de olhar no olho das outras pessoas – não em sinal de desafio, e sim de respeito, compreensão, igualdade.

6. Vão aprender que o valor de uma pessoa não se dá pela cor, idade ou religião. Em cima do tatame, você é igual a todo mundo, e seu valor está apenas no suor que você derrama, nas habilidades e gestos que demonstra ao rolar com os companheiros de batalha.

7. Vão colecionar amigos com hábitos saudáveis e que também tenham aprendido a respeitar os outros.

8. Vão aprender a se concentrar num problema para resolvê-lo. O jovem distraído e relapso naturalmente vai se capacitar a ter mais foco, e a dar mais atenção ao que é ensinado.

9. Vão curtir o prazer de uma atividade física, muito mais real e prazerosa do que games e jogos de celular. E que ainda pode ser feita com os pais e até com o vovô!

10. Vão aprender que vencer (na vida ou nas artes marciais) não significa machucar nem pisar em cima de ninguém.

11. Vão aprender naturalmente a desenvolver habilidades mentais, como a memória para os golpes, e a frieza para enfrentar os maiores sufocos.

12. Vão perceber que prêmios só vêm com o verdadeiro esforço – podem ser graus, uma nova faixa, e a vitória.

banner_rodape_campanha_GB_lancamento