FREE SHIPPING to the U.S. on ALL ORDERS!

Sexo antes de lutar Jiu-Jitsu, sim ou não? Helio Gracie dá a palavra final

Sexo pode atrapalhar você antes de um campeonato ou treino de Jiu-Jitsu? Foto: GRACIEMAG

Sexo pode atrapalhar você antes de um campeonato ou treino de Jiu-Jitsu? Foto: GRACIEMAG

Numa tarde agradável no Rio de Janeiro, enquanto almoçava, um faixa-preta carioca que ensina na Califórnia dividia com um amigo faixa-branca os benefícios da prática do Jiu-Jitsu. “Até hoje me impressiono em como a nossa arte ajuda os alunos – na coordenação motora, no ganho de pujança física, na parte cardiovascular, na relação interpessoal, nas conquistas…”. Após mastigar um sushi, refletiu e mandou. “Rapaz, o Jiu-Jitsu ajuda até o cara desajeitado a transar melhor”.

É assim o Jiu-Jitsu, útil para quase todos os problemas, inclusive sexuais. Mas e quando o sexo ameaça atrapalhar o lutador de Jiu-Jitsu, antes de uma competição ou treino importante? GRACIEMAG decidiu assim investigar o assunto polêmico.

Segundo o doutor Turíbio Barros, mestre e doutor em fisiologia do exercício pela Escola Paulista de Medicina e ex-profissional do Esporte Clube Pinheiros, uma das dúvidas mais comuns entre atletas, e não apenas lutadores, seria: fazer sexo na noite anterior de um campeonato prejudica o desempenho esportivo?

“Nos esportes de luta, como boxe e MMA, sabe-se que a abstinência sexual durante algum tempo antes de uma luta é considerado um verdadeiro paradigma. Os especialistas dessas modalidades consideram que o atleta acumula uma agressividade que poderia exacerbar o vigor físico quando se abstém do sexo durante um certo período anterior à competição”, diz Turíbio. Segundo o especialista, entretanto, nenhum estudo até hoje comprovou, cientificamente, a hipótese de que o sexo é de fato danoso ao atleta às vésperas de competir.

“De fato, do ponto de vista fisiológico, a atividade sexual pode ser considerada até como um benefício para um período pré-exercício. Alguns estudos científicos demonstraram que a liberação de endorfinas associada ao sexo é um mecanismo que proporciona até mesmo um período de descanso mais efetivo nas horas subsequentes. Em outras palavras, depois do sexo o descanso é mais reparador e a disposição física no dia seguinte é favorecida”, garante o fisiologista, que publicou recentemente um artigo sobre o assunto, no portal “Eu Atleta”.

Como tudo na vida (esportiva ou não), a questão parece ser de equilíbrio – da mesma forma que a dose certa de exercício melhora o apetite sexual, uma noite de namoro moderada, sem álcool e sem baderna, com um descanso reparador de cerca de oito horas, pode dar certo para muitos lutadores. É questão de autoconhecimento: informar-se, testar-se e entender como seu corpo reage e como ele rende.

No século XX, no entanto, o assunto não admitia lá muitas discussões dentro da família Gracie. O grande mestre Helio, por exemplo, treinador e líder de uma geração talentosa, era taxativo, e como de costume dá a última palavra neste artigo. Pode mandar, professor:

“Qualquer grande campeão sofre os efeitos de uma noite de sexo na véspera, pois isso representa um grande gasto de energia. Se o sexo serve para criar um ser humano, imagine quanta energia está envolvida nesse ato”, Helio Gracie ensinava.

E para você, estudioso leitor? O que funciona e o que não funciona para você na véspera de um campeonato?

Para ler artigos como este todo mês em casa, assine GRACIEMAG.

Older Post
Newer Post
Close (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Search

Shopping Cart

Your cart is currently empty.
Shop now