Com apenas 20 anos de idade, Vitor Belfort já deixava claro que seria um dos maiores atletas de MMA do mundo, e há 20 anos, no dia 21 de dezembro de 1997, o craque brasileiro mostrou que o seu Jiu-Jitsu era tão refinado quanto as habilidades no boxe, e o grande mestre Carlson Gracie teve grande parcela na apresentação de gala do casca-grossa.
Foi na primeira edição do Ultimate no Japão, realizado em Yokohama. Depois de sofrer seu primeiro revés na carreira, contra Randy Couture, em luta que valia a chance de disputar o cinturão peso pesado da organização, Belfort voltou com a intenção de mostrar para o mundo a qualidade do seu Jiu-Jitsu.
Contra ele, entrou no cage Joe Charles, wrestler e judoca americano com forte base no grappling. Para vencer, Belfort não disparou um soco sequer. O brasileiro encurtou, levou para baixo e trabalhou as transições no solo.
Detalhe interessante do vídeo, que você vê logo abaixo, é que Carlson Gracie estava bem próximo ao microfone. Com instruções precisas, e a constante designação para Belfort não bater, e apenas usar o Jiu-Jitsu, deixam o vídeo ainda mais interessante.
No fim do combate, aos 4min do primeiro round, Belfort ataca no armlock que valeu a vitória. Confira no vídeo abaixo e relembre um pouco da história do MMA com a técnica de Vitor Belfort no Jiu-Jitsu!