Dia do Vale-Tudo tem homenagem a Helio e Carlos Gracie no Rio de Janeiro October 01 2015

Helio Gracie usa seu chute duplo como voadora em Carlos Gracie: técnica do Jiu-Jitsu. Foto por José Medeiros/Arquivos

Helio Gracie treinando a voadora dupla com Carlos Gracie. Foto: José Medeiros/Arquivos GRACIEMAG.com

Grandes mestres das artes marciais estarão ao lado dos deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), neste dia 1º de outubro, a partir das 18h30.

O motivo é celebrar o Dia Estadual do Vale-Tudo Brasileiro, por ser o aniversário de Helio Gracie, professor de Jiu-Jitsu e um dos pioneiros do estilo de luta. Helio, se estivesse entre nós, completaria 102 anos hoje. O evento será no Auditório Nelson Carneiro, na Rua Dom Manoel sem/nº, 6 º andar, Assembléia Legislativa, anexo Palácio Tiradentes.

Na ocasião, o deputado Andre Lazaroni (PMDB) fará a entrega de Moção de Congratulações e Aplausos ao grande mestre nono grau João Alberto Barreto. Faixa-vermelha, João Alberto foi o sexto filho de Antonio Carlos de Mello Barreto, diretor do Instituto de Surdos e amigo chegado do grande mestre Carlos Gracie, irmão e mentor de Helio.

O Dia do Vale-Tudo foi criado pela Lei 7.053, de autoria do deputado Lazaroni, e incluiu o 1º de outubro, aniversário de Helio Gracie, no Calendário das Datas Comemorativas do Estado do Rio de Janeiro.

“Helio Gracie, ao lado de seu irmão Carlos, difundiu o Jiu- Jitsu pelo mundo. A raiz deste esporte foi plantada por estes dois irmãos e permanece fortemente atual nos dias de hoje. Traz disciplina”, comemora o deputado. “Quando exerci o cargo de Secretário de Esportes em 2013, fui testemunha da importância das artes marciais na preparação de crianças e jovens, no desenvolvimento deles e na formação da cidadania. Parcela do sucesso que obtive no exercício de minha função no Executivo,  atribuo aos atletas e aos mestres preparados segundo os fundamentos legados pelos professores Carlos e Helio. Percebi a importância deste esporte e criei espaços destinados a esta modalidade esportiva em diversos pontos da capital e do estado”, comenta o parlamentar.

Helio Gracie nasceu em Belém do Pará, a 1 de outubro de 1913 e veio a falecer em Petrópolis, em 29 de janeiro de 2009. Descendente de escoceses, quando era apenas uma criança sua família mudou-se para o Rio de Janeiro. Devido à sua frágil saúde, Helio mal treinava. Quando começou, investiu no aprimoramento de diversas alavancas, e ajudou a revolucionar a modalidade conhecida hoje como Jiu-Jitsu brasileiro.

Homenageie os grandes mestres hoje você também. Vista o kimono e bons treinos!