No início da semana, Roberto “Cyborg” Abreu protagonizou uma oficina solidária para 30 crianças carentes no projeto solidário Guerreiros do Futuro no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Durante uma hora, o faixa-preta falou sobre desafios, perseverança, superação de limites e dedicação. Entre as demonstrações de uma posição e outra, ressaltou que a origem de uma condição social não pode ser determinante para definir o futuro de cada cidadão. Ao fim da jornada, não segurou as lágrimas.
“Vou falar para você, eu choro em todas as oficinas. Na verdade sou o mais chorão que existe (risos). Eu me emociono a cada instante. Minha intenção foi mostrar que existe luz no fim do túnel e que eles podem chegar ao sucesso, eles podem transformar as vidas deles, porque todos são capazes de qualquer coisa. O impossível não existe. Tudo é possível quando a gente acredita”, contou emocionado o campeão absoluto do ADCC 2013.
No projeto, 90 crianças com idade entre 10 e 16 anos de três comunidades da capital, 30 em cada, recebem oficinas gratuitas de Jiu-Jitsu. As estações do projeto são Aldeia da Fraternidade, no bairro Tristeza, Associação dos Moradores e Amigos da Vila Tronco Neves e Arredores, no bairro Santa Teresa, e Centro Cultural James Kulisz, no bairro Bom Jesus.