Um encontro de gerações ocorreu no último sábado, dia 1° de fevereiro, nos bastidores da Copa Pódio de Jiu-Jitsu. De um lado, o atual campeão mundial peso leve da IBJJF, Leandro Lo. Do outro, um antigo campeão da mesma categoria, o faixa-preta Daniel Moraes.
No primeiro intervalo do GP de Pesos Pesados, nossa reportagem foi conferir a área de concentração do torneio, lá estavam Daniel e Diego Moraes, líderes da Team Moraes, acompanhando seu pupilo e participante da competição, o atleta do UFC Alan Belcher.
Enquanto conversava com nosso repórter, relembrando histórias dos antigos torneios de pano, Leandro Lo, que relaxava logo ao lado, virou-se para o faixa-preta e perguntou: “Você é o Daniel, campeão em 2003?” Meio acanhado com a repentina pergunta, o bicampeão em 2003 e 2004 confirmou e Lo abriu um largo sorriso e cumprimentou o feroz predecessor.
Depois do fatal papo sobre as baias da vida, nosso repórter aproveitou a brecha para perguntar como seria um embate entre eles. Humilde, como de costume, Lo respondeu sem pestanejar:
“O Daniel? Ele ia passar minha guarda com certeza!”, respondeu com o mesmo sorriso.
Daniel por sua vez, disse que seria uma missão complicada passar a guarda ferrenha do atleta da Cícero Costha:
“Eu ia ter que prender e amarrar muito o Lo pra conseguir passar, isso se eu conseguisse passar”, disse o experiente Daniel.
Após a conversa, uma foto para marcar o encontro entre o campeão de 2003 e 2004 com o campeão em 2012 e 2013.
E você, leitor, sonha com algum outro encontro de gerações no Jiu-Jitsu? Conte pra gente!