FREE SHIPPING to the U.S. on ALL ORDERS!

O que aprendemos sobre Jiu-Jitsu, foco e pressão, com Ralph Gracie

Ralph Gracie na GRACIEMAG em 2016

Capa da última edição de GRACIEMAG, o carioca radicado na Califórnia Ralph Gracie ofereceu ao leitor um cardápio rico em raspagens, passagens e finalizações. Mas, como em todo artigo especial da sua revista de Jiu-Jitsu favorita, as lições que aprendemos (e procuramos repassar a você) vai muito além da técnica, como nossos leitores habituais sabem bem.

O que, então, aprendemos de mais valioso com Ralph Gracie na edição #230 de GRACIEMAG? A dica está no Editorial, na página 12 da edição citada:

“Todos os depoimentos sobre as características do Jiu-Jitsu de Ralph Gracie, colhidos para a confecção da reportagem de capa desta GRACIEMAG, convergiram para o mesmo tópico: ‘Muita pressão’. Foi assim que diversos faixas-pretas renomados definiram o jogo do ‘pitbull’. ‘O Ralph alia inteligência ao lutar com a brabeza de só aceitar a vitória. Ele sabe muito de Jiu-Jitsu, e sempre foi um obstinado. O que mais me impressiona nele é que ele começa qualquer combate a 200km/h, e termina ainda a 200km/h, exatamente no mesmo ritmo, na mesma puxada, sempre predisposto a amassar e impor o peso’, analisa Renzo, o irmão mais velho.

“Não só por esse tipo de depoimento, mas também pelo que vimos durante o ensaio fotográfico que resultou na aula passo a passo que começa na página 44, nossa equipe de jornalistas se recordou da edição #211 de GRACIEMAG, publicada em 2014, cuja manchete de capa, MANUAL DA PRESSÃO, é extremamente sugestiva quando o assunto é Ralph Gracie.

“Ao longo daquela revista, com a ajuda de Rodolfo Vieira e Roberto Cyborg (assim como Ralph, dois especialistas no assunto), definimos o que exatamente significa o termo ‘pressão’ quando associado ao mundo do Jiu-Jitsu. De forma resumida, chegamos ao seguinte:

Nossa capa com Ralph Gracie, nas melhores brancas de revista do Brasil. Fotos: Gustavo Aragão

Nossa capa com Ralph Gracie, nas melhores brancas de revista do Brasil. Fotos: Gustavo Aragão

 

“Trata-se da habilidade de lutar de forma extremamente justa, impondo desconforto ininterrupto ao adversário. Pressão é jamais retroceder, estar sempre preocupado em avançar, em conquistar mais espaço, mais território. É a arte de se manter sempre um ou mais passos à frente do adversário. Economia de movimentos, pés vivos, pegadas dinâmicas, sempre aplicadas no ponto certo do corpo do adversário. Pressão é saber distribuir o peso, jogando a todo instante com a gravidade a favor e transmitindo ao adversário a sensação de que você pesa uma tonelada. Ter pressão é impor controle e domínio (não só físico, mas também mental), sem perder energia ou cansar para obter isso. É ser agressivo do início ao fim do combate.

“É aquela velha história: diga-me como lutas e eu lhe direi quem és. Pois esse é Ralph Gracie, a pressão em pessoa.”

Assista, abaixo, a um treininho com Ralph. Para não perder nenhuma lição, técnica ou mental para apurar o seu Jiu-Jitsu, leia GRACIEMAG todo mês!

>>> Que tal assinar a GRACIEMAG e receber a revista em casa? Clique aqui.

>>> Se preferir assinar a versão digital, idêntica à revista impressa mas em formato perfeito para ler via tablet ou celular, clique aqui e ganhe um brinde.

Older Post
Newer Post
Close (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Search

Shopping Cart

Your cart is currently empty.
Shop now