O treinador Rodrigo Cavaca, o atleta Buchecha e a arte de “entrar na mente do lutador” April 28 2016

Rodrigo Cavaca abraca Marcus Buchecha apos vitoria do pupilo no Mundial 2013 da IBJJF Foto Divulgacao

Rodrigo Cavaca abraça Marcus Buchecha após vitória do pupilo no Mundial 2013, na Califórnia. Foto: Divulgação

Na edição #230 de GRACIEMAG, exposta nas melhores bancas de revista do país, o treinador e competidor Rodrigo Cavaca, da escola Zenith BJJ, apresenta suas principais ideias sobre como trabalhar com eficiência a mente de quem pratica artes marciais.

O entrevistado do mês recorda como uma boa sintonia entre técnico e atleta deve ser trabalhada, e relembra alguns casos vitoriosos, como o de seu aluno Marcus Buchecha, tricampeão mundial absoluto conhecido por sua frieza, paciência e um ouvido ligadíssimo no córner.

Num dos trechos da entrevista de Cavaca, o campeão mundial em 2010 (ele fechou em 2013 também) detalha que a arte de entrar na mente do atleta nasce de uma simbiose entre mestre e aluno, e que é preciso que a confiança entre eles seja uma via de mão dupla. O professor que ensina em Santos, SP, detalha na página 18 de GRACIEMAG como ele procura instruir seus lutadores, municiando cada atleta com informações curtas e precisas:

“O técnico deve transmitir confiança e ao mesmo tempo passar calma para seu atleta, saber a hora de acelerar a luta e fazer o atleta diminuir a intensidade na hora certa, isso tudo usando palavras técnicas e sensatas. Não adianta gritar: ‘Passa a guarda! Monta!’. Isso é grito de torcida, pois é óbvio que o cara quer passar a guarda, isso ele sabe, está tentando fazer a luta inteira mas não consegue, para que o treinador continuar insistindo em falar isso?”, diz Cavaca, antes de completar: “O técnico tem de transmitir em uma fração de segundos a orientação de como o atleta vai conseguir a passagem de guarda, que pegada fazer, por exemplo.”

Para aprender mais com Rodrigo Cavaca, um dos atletas inscritos no Brasileiro da CBJJ que está rolando em Barueri, vá até a banca de revistas mais próxima e garanta sua GRACIEMAG.

>>>> Dica: se preferir acessá-la do celular ou do computador, garanta já sua GRACIEMAG Digital: clique aqui para saber mais.

Relembre Buchecha x Rodolfo Vieira no Mundial 2012: