Campeão mundial de Jiu-Jitsu com e sem kimono, Gilbert Durinho está na capa de GRACIEMAG, na qual ensina alguns de seus principais segredos para suportar e virar qualquer amasso.
Aprenda com o treinador de Vitor Belfort cinco conceitos que são fundamentais para seu Jiu-Jitsu fluir melhor. Aprenda, estude e ponha em prática em 2014.
1. Disciplina
“A disciplina vem em primeiro. Uma coisa que aprendi com meu pai é ser o primeiro a chegar e o último a sair, mas não é chegar e ficar sentado jogando conversa fora ou ficar no celular, mas sim, chegar com tempo e se desligar das outras coisas. Eu, por exemplo, quando acabo o treino faço repetições e aproveito para tirar dúvidas”, explica Durinho.
2. Perguntar
“Perguntar é essencial. No começo eu ficava com vergonha, mas aos poucos fui me soltando e aprendi que devemos tirar todas nossas dúvidas. Por exemplo: depois de todo treino em que você tomar algum ponto ou finalização, pergunte o por quê do ocorrido e absorva a lição do dia. Este é o caminho da evolução: não repita os próprios erros”.
3. Repetição
“A maneira como você treina é como você vai lutar. Se você não repete as posições, você não terá o ajuste. Mas a chave não é apenas repetir, e sim como você repete. Na primeira vez que lhe é passada uma posição, você deve se apegar nos detalhes, repetir o movimento até dominá-lo. Depois de dominar a posição, você deve fazer a repetição em tempo real, o chamado “speed drill”. Repita com velocidade sem perder o ajuste, o que proporciona um ótimo tempo da posição”, ensina o atleta da Atos.
4. Competição
“Com um mês de Jiu-Jitsu participei da minha primeira competição, em 1998. Fui vice, mas depois de dois meses tive a revanche e saí campeão. Gosto muito de campeonatos, acho que eles ajudam bastante na evolução. Não importa se você faz Jiu-Jitsu por hobby, fitness, ou para ser um faixa-preta, a competição ajuda bastante a evolução. Faça um esforço e lute apenas uma competição por ano; garanto que vai valer a pena”.
5. Confiança
“No Jiu-jitsu você tem de ser determinado. Trace metas e dê o máximo para executá-las. A cada posição ou movimento que realizo faço com comprometimento. Se quero aplicar uma queda, uma raspagem ou finalização, tenho que ir determinado e não tentar somente, e sim executar. Em tudo que faço tenho confiança de que vai dar certo, pois tive disciplina no treinamento. Não luto MMA nem Jiu-Jitsu com nenhuma dúvida, sei que competi bastante e tenho confiança do quanto meu Jiu-Jitsu evoluiu”, conclui Gilbert.
Para saber mais, corra até as bancas e garanta sua GRACIEMAG.