Evangelista e o BJJ Pro League de Jiu-Jitsu: “Estou com variações na guarda fechada” December 06 2013

Ricardo Evangelista em luta contra Rodrigo Cavaca. Foto: Rafael Carvalho/ GRACIEMAG

Ricardo Evangelista em luta contra Rodrigo Cavaca. Foto: Rafael Carvalho/ GRACIEMAG

Os astros do Jiu-Jitsu já estão em Long Beach, na Califórnia, para a segunda edição do BJJ Pro League, evento da IBJJF que dá premiação em dinheiro ao campeão e vice-campeão. As disputas serão na famosa pirâmide, no próximo domingo.

O gigante Ricardo Evangelista, da GFTeam, que está escalado na divisão superpesado/pesadíssimo, voou de Abu Dhabi para a Califórnia com o desejo de faturar o título. Ricardo vai brigar pelo ouro ao lado de Eduardo Telles, Marcio Pé de Pano e Gustavo Pires. Em conversa com GRACIEMAG, Evangelista comentou a preparação para o torneio e falou das novas iniciativas da IBJJF.

GRACIEMAG: O que você tem aprendido nestes primeiros meses morando em Abu Dhabi?

RICARDO EVANGELISTA: Estou treinando com o Igor Silva, que tem ajudado bastante no meu jogo de guarda fechada. Estou com algumas variações no jogo. Já estou há três meses em Abu Dhabi. O início foi bem complicado, mas agora está tudo se acertando, como o aprendizado e os costumes aqui. As pessoas prezam muita a religião deles, o calendário semanal, isso é tudo novo para mim. Fora isso não tem do que reclamar.

O BJJ Pro league, evento da IBJJF, dá premiação em dinheiro. Acha que essa premiação afasta o desejo dos atletas de Jiu-Jitsu de migrarem para o MMA?

Tenho certeza que não. Hoje o Jiu-Jitsu está sendo bem mais valorizado em termos de premiação e todo atleta de Jiu-Jitsu pensa em poder disputar um dos maiores eventos de MMA. Antes de viajar a Abu Dhabi conversei com o Julio César e ele pediu para eu lutar mais alguns campeonatos de Jiu-Jitsu. Espero iniciar os treinos de MMA no segundo semestre de 2014.

Como você se preparou para lutar com adversários de jogos diferente?

Sou muito fã de todos que estão na minha categoria. Eu vou lutar para frente, estou me sentindo bem mais forte. Vou lutar para buscar a finalização e dar o meu melhor.