
Fabio Leopoldo arrisca a gogoplata em Roberto Godói, na Califórnia. Foto: John Lamonica/GRACIEMAG
A equipe do GRACIEMAG.com defende apaixonadamente o Jiu-Jitsu clássico. Mas jamais fecha os olhos para o novo.
Hoje, garimpamos para você mais uma raspagem de guarda-aranha – com um tempero a mais: a finalização na gogoplata.
Quem ensina esta é Eduardo Castro, professor da equipe Barbosa, no vídeo a seguir.
Primeiro, é preciso que o oponente que está por cima não trave o seu jogo de guarda-aranha. Como ele faz isso? Um dos modos mais manjados é ao tentar dominar seus joelhos.
Para evitar isso, leve o seu pé até o quadril do oponente e gire a perna que está sendo dominada, o que ajuda a estourar a pegada dele no pano na altura do joelho (confira a 38 segundos do vídeo).
Agora é não deixar o oponente estourar sua pegada na manga dele. Como fazer? Como o professor mostra, uma forma é colar as costas da mão na própria coxa (52s do vídeo).
Com a canela firme no braço direito do companheiro, o professor então escorrega o joelho, cola no tríceps dele e gira a perna para dentro, para encaixar a chave omoplata (1min25s).
Mantendo a pegada e dando pressão no queixo, Eduardo raspa e finaliza.
A 1min55s, Eduardo mostra a variação de finalização. Se você perder ou preferir abandonar a pegada, basta sair no armlock. Segure no braço, gire o quadril e finalize no armlock. Detalhe importante: para ajustar bem o armlock, faça a pegada na mão do adversário, o que evita que ele gire o corpo e o braço junto, para defender.
The post Uma raspagem da guarda-aranha com finalização na gogoplata first appeared on Graciemag.