Como repetia grande mestre Helio Gracie, pode um faixa-preta ignorar como sair de uma gravata? Pode um campeão não saber o básico de defesa pessoal? Tal questão ganhou novas pinceladas com a ida recente do todo-poderoso Jon Jones, jovem campeão do UFC, à polícia de Nova York.
O dominante dono da categoria até 93kg, historicamente a mais cultuada (e equilibrada) do MMA mundial, participou de um curso de treinamento na polícia e cometeu alguns pecados, digamos, mortais quando o assunto é defesa pessoal para forças armadas e policiais, tal qual entregar a arma ao bandido na hora da abordagem.
Confira o aproveitamento de Jon Jones entre os policiais, no divertido e instrutivo vídeo divulgado em fevereiro:
Noves fora o relaxamento de “Bones” Jones no teste, fica evidente a falta de experiência do campeão do UFC no assunto defesa pessoal. Como atleta profissional e exemplo de eficiência no Octagon, você acha que Jon Jones precisaria dar o exemplo e ser versado em defesa pessoal para as ruas? Artes marciais mistas precisam necessariamente ser artes marciais completas, ou apenas entretenimento?
Enquanto a gente deixa o debate comer solto, relembre dois ou três macetes de Jiu-Jitsu e autodefesa para você não cair nos mesmos erros do campeão do UFC. No primeiro vídeo, veja ali pelos 2min da reportagem uma das maneiras que o Jiu-Jitsu ensina a tomar uma pistola, na aula do faixa-preta Ronaldo Cardoso.
http://www.youtube.com/watch?v=y512dyA7NXk
Neste segundo vídeo, aprenda com professor Relson Gracie algumas das mais simples e eficientes técnicas de defesa corpo-a-corpo, aprendidas diretamente da fonte – o pai e professor Helio.
The post UFC em debate: pode o “melhor lutador do mundo” ser leigo em defesa pessoal? first appeared on Graciemag.