O primeiro dia do ADCC 2015, realizado neste sábado 29 de agosto, terminou com Ricardo Libório deitado sobre o tatame amarelo do ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera. De braços abertos, ele parecia agradecer por tudo que passou até a superluta com José Mario Sperry, encerrada às 15h30.
O duelo entre os faixas-pretas veteranos deixou todos os espectadores de pé em São Paulo, e mesmo não muito movimentado no chão – ficou mais na troca de esgrimadas e tentativas de queda –, foi uma lufada de inspiração em quem treina Jiu-Jitsu e deseja continuar em forma mesmo depois dos 40 anos.
Quando o duelo terminou, pelo placar de 0 a 0, o mestre de cerimônias Bruce Buffer invadiu o tapete e anunciou o vencedor: “Ricardo Liboooriou!”. Foi a senha para o professor da ATT se ajoelhar e seus alunos e amigos invadirem a área de luta.
“Vim aqui por amor. Amor ao Jiu-Jitsu, e para incentivar o pessoal que está passando dos 40 anos e acha que está velho para treinar e competir”, disse Libório.
“Estou numa boa, eu lutaria mais meia hora se fosse preciso”, comentou Zé Mario, resignado.
Nas disputas de peso, poucas zebras gigantes galoparam no Ibirapuera. Como é tradição no torneio, apareceu um russo duríssimo que ninguém conhecia – a fera até 77kg Abdulkadirov Magomed e acabou por eliminar o ex-campeão do UFC Ben Henderson.
Entre tantas lutas que sacudiram o evento, Xande Ribeiro eliminou o astro do UFC Hector Lombard na decisão da mesa, após lances bonitos como uma chave omoplata que quase inverteu a luta, e uma queda que a arbitragem não deu os pontos por não ver estabilização.
Confira as semifinais, marcadas para este domingo, 30 de agosto, a partir de 10h da manhã.

Em sua primeira luta no ADCC 2015, Gabi Garcia montou duas vezes em Alison Tremblay e finalizou no armlock.
Feminino até 60kg
Michelle Nicolini x Tammi Musumeci
Bia Mesquita x Mackenzie Dern
Feminino acima de 60kg
Gabi Garcia x Jessica Oliveira
Ana Laura Cordeiro x Amanda Santana
Masculino até 66kg
Rubens Cobrinha x Augusto Tanquinho
Bruno Frazatto x Geovanny Martinez

No sábado, Cobrinha venceu Tezakbaev Rasul (foto) e o companheiro Gianni Grippo após passar e pegar as costas. Ele ainda vai precisar passar por Augusto Tanquinho e talvez Bruno Frazatto na final.
Até 77kg
Otavio Sousa x Lucas Lepri
Gilbert Durinho x Davi Ramos
Até 88kg
Romulo Barral x Yuri Simões
Keenan Cornelius x Rustam Chsiev

Na mesma categoria de Rodolfo e Xande, a pedreira João Assis encara o embalado Felipe Preguiça no domingo.
Até 99kg
Rodolfo Vieira x Alexandre Ribeiro
Felipe Preguiça x João Assis
Acima de 99kg
João Gabriel Rocha x Jared Dopp
Orlando Sanchez x Vinny Magalhães Pezão

Amigos, amigos, Jiu-Jitsu à parte: Vinny Pezão finalizou o parceiro Rodrigo Artilheiro, nas quartas do peso acima de 99kg.
Superluta
Ricardo Libório venceu Zé Mario Sperry na decisão do corpo de arbitragem após 20min de luta
The post Resultados do ADCC 2015: confira quem avançou às semifinais no sábado first appeared on Graciemag.