O GRACIEMAG.com não fica em cima do muro e aponta seus favoritos, seja em competições de Jiu-Jitsu ou de MMA. O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu está a todo vapor, e os conferes das faixas marrom e preta acontecem neste final de semana no Grajaú Country Club, no Rio de Janeiro. Com altas feras do pano, não vai faltar emoção nas áreas de luta.
Veja nossas sugestões, e comente se estamos certos ou errados. Aponte também seus favoritos.
Galo
Vice-campeão em 2011, Felipe Costa não terá seu algoz Bruno Malfacine pelo caminho, e deve brilhar entre os frenéticos lutadores da divisão. Entretanto, Igor Rodrigues medalha de bronze na última edição, e Pablo Teixeira, da Brazilian Fight, podem ser um grande obstáculo.
Campeão: Felipe Costa
Pluma
Mordido pela derrota na Seletiva de Gramado, Ary Farias promete entrar com tudo e é nossa barbada na categoria. Correndo por fora, Francielio Costa e Leandro Martins podem chegar.
Campeão: Ary Farias
Pena
A divisão vem recheada de atletas de alto gabarito, como Leonardo Saggioro, Gabriel Willcox e Herbert Burns, entre outros. Indo pelo bom momento do paulista Isaque Paiva, vamos nele.
Campeão: Isaque Paiva
Leve
Leandro Lo e Michael Langhi chegaram á final em 2011, e o título ficou com o primeiro por uma vantagem, proveniente de uma subida após ambos chamarem para guarda. Agora, os dois novamente aparecem como favoritos. Para quebrar a banca, Anderson Portugal e Eduardo Ramos são opções.
Campeão: Leandro Lo
Médio
Na chave mais cheia da competição, o atual campeão Daniel Garcia é forte candidato ao título, porém Davi Ramos (Atos), Murilo Santana (Barbosa) e Guto Campos (Atos) podem atrapalhar o caminho do bicampeonato.
Campeão: Guto Campos e Davi Ramos fecham
Meio-Pesado
Esta categoria promete, tamanha a quantidade de craques inscritos. Assim fica difícil apontar um favorito, mas vamos lá. Com Tarsis Humphreys, Diego Gamonal, Nivaldo Oliveira, Yan Cabral, Rodrigo Fajardo e Rômulo Barral, além do pernambucano William Martins, nos apegamos às tradições e ficamos com o astro da Gracie Barra Rômulo Barral.
Campeão: Rominho Barral
Pesado
Entre os inscritos, Fabiano Junior, Alexandro Ceconi, Frederico Zaganelli, Igor Silva e Nilson Ricardo, além do americano Dustin Denes, são os requeridos na briga pelo título.
Campeão: Alexandro Ceconi
Super-Pesado
Essa divisão também promete, com Bernardo Faria e Antonio Carlos “Cara de Sapato” como favoritos. Mas, no caminho, não pode ser descartada a presença indigesta de Leonardo Nogueira.
Campeão: Bernardo Faria
Pesadíssimo
Na briga, os mais conhecidos Antonio Peinado, Leonardo Leite e o dinamarquês Alexander Trans são postulantes ao título, mas. nem tão longe, aparecem Thiago Gaia e os pernambucanos Bruno Novaes e Victor Hugo.
Campeão: Leonardo Leite
Absoluto
Enclausurado na CheckMat Paraíba, o dinamarquês Alexander Trans vem corrigindo seus erros e trabalhando os ataques com Helder Bob Esponja, Cara de Sapato e todo o time paraibano. Tá cheirando a Smørrebrød (prato típico da Dinamarca) no alto do pódio do absoluto. Vamos de Alexander Trans, que pode surpreender e ser o novo campeão da divisão aberta.
Campeão: Alexander Trans