Após acenar com a aposentadoria, BJ Penn, 33 anos, não resistiu e retorna ao UFC no dia 8 de dezembro, no UFC on Fox 5, em Seattle, para enfrentar o canadense Rory MacDonald, 23 anos, o candidato a astro dos meio-médios.
Para se manter atualizado no chão, BJ convocou para o seu camp no Havaí o amigo e tricampeão mundial de Jiu-Jitsu Rafael Mendes. Amarradão com os treinos, Rafa contou, por email da Califórnia, o que aprendeu e o que ensinou nesse período de treinamento com o havaiano. Confira a entrevista com nosso GMA em Costa Mesa.
Para ver o card completo do UFC on Fox, clique aqui.
GRACIEMAG: Como foi essa missão de treinar o BJ para um oponente perigoso como o Rory?
RAFAEL MENDES: Já treinei com o BJ antes, somos amigos. Já estive em sua academia no Havaí, e ele veio até a minha academia em Costa Mesa, na Califórnia. Na última vez que esteve aqui, BJ pediu que eu fosse ao Havaí por alguns dias para ajudá-lo a fazer alguns ajustes na parte de chão, para a luta contra o Rory MacDonald. Vi então algumas lutas do Rory, mas foquei mais nos vídeos das últimas apresentações do BJ, para ver o que ele estava errando e o que poderíamos melhorar para esta luta. A estratégia é lá com o pessoal do camp.
BJ Penn foi campeão mundial no Rio de Janeiro em 2000. Mais de uma década depois, o que ele precisa afiar ou reciclar?
Ele é muito habilidoso e muito bom no chão. E cara, ele está muito motivado para essa luta, o que é fundamental. No tempo em que fiquei lá, tentei trabalhar com ele o Jiu-Jitsu moderno ao máximo. Procurei deixá-lo atualizado com as novas técnicas, variações, conceitos e detalhes importantes para que ele não perca posições de controle durante a luta.
BJ está parado desde a derrota para Nick Diaz, em outubro de 2011. Você acha que o tempo sem lutar pode atrapalhar?
Não creio. Para um atleta com o nível e a experiência do BJ Penn, acredito que não faça diferença. Muitos atletas tops do MMA fazem isso e voltam melhores, e mais motivados.
Deu vontade de entrar de cabeça no mundo do MMA?
Não, eu amo assistir ao UFC e acho muito interessante, mas tenho meus objetivos dentro do Jiu-Jitsu. Fico feliz com esse reconhecimento, um atleta como o BJ que é uma lenda no esporte me escolhendo para treiná-lo no Jiu-Jitsu, isso é uma honra para mim. Mas meus objetivos estão dentro do Jiu-Jitsu. Meu foco é seguir vencendo no Jiu-Jitsu, ser melhor a cada dia, quebrar recordes e apresentar cada vez mais um Jiu-Jitsu novo e moderno para o mundo. Com minha academia tenho o objetivo de ser o melhor professor de Jiu-Jitsu que puder – seja quais forem os objetivos dos meus alunos dentro do esporte, quero ajudá-los a alcançá-los. Meu sonho é criar no futuro o melhor time de crianças do mundo. O Jiu-Jitsu me fez crescer afastado de drogas, sempre com um pensamento atlético, na busca por desempenho e saúde. Minha família hoje se orgulha de mim, e tenho certeza que posso apresentar isso para as futuras gerações. Tudo isto requer trabalho, mas Guilherme e eu estamos trabalhando para isto.
E a IBJJ Pro League, dia 8, em Long Beach?
Não vou lutar desta vez. Voltei a treinar forte, iniciei minha dieta e preparação física, mas para os próximos campeonatos. Abrimos nossa academia há pouco tempo e miramos totalmente nosso foco em ensinar, em criar um time forte e estruturado. Queremos passar o máximo de conhecimento para em 2013 termos bons parceiros de treinos para as competições. Nosso objetivo é melhorar as pessoas ao redor, e evoluir também com isso. O foco então é a academia. Nosso professor Ramon Lemos sempre nos ensinou que para ser campeão, para ser o melhor, você precisa treinar mais do que todos, e acima de tudo ser mais disciplinado do que todos. Sempre segui estes conselhos e sempre deu certo.
Leandro Lo disse que gostaria de enfrentar você na Pirâmide, mas pelo visto o clássico ficou para ano que vem.
Leandro é um excelente atleta, mas infelizmente não será desta vez que iremos lutar. Mas agradeço a ele pelos elogios que fez a mim. Gostaria de agradecer a todos os leitores do GRACIEMAG.com e convidá-los para visitar o site MendesBros.com, onde filmamos diariamente as aulas e postamos no site. É uma ótima maneira de aprender novas posições e detalhes. As técnicas são avançadas e tenho certeza de que todos irão gostar.
The post O que BJ Penn aprendeu com Rafa Mendes para o UFC? first appeared on Graciemag.