O astro amazonense Xande Ribeiro ainda acha cedo para simplesmente passar o bastão para a novíssima geração do Jiu-Jitsu. Aos 33 anos, o faixa-preta da escola Ribeiro quer testar a pressão da garotada, e vai disputar mais um Mundial de Jiu-Jitsu, evento da IBJJF que já conquistou “algumas” vezes.
O maior torneio do ano tem início nesta quinta-feira, 28 de maio, em Long Beach, e conta com cobertura exclusiva de GRACIEMAG, direto da Califórnia.
Xande, de fato, acumula seis ouros como faixa-preta, e vai em busca de seu sétimo título dourado. A trajetória vitoriosa e admirável do craque começou em 2004, quando Xande superou o então campeão peso pesado Jefferson Moura (GB).
Em 2006, 2007 e 2008 não teve para ninguém, e o irmão de Saulo venceu novamente. Mas com uma glória a mais: em 2006 e 2008, ele conquistou ainda o absoluto faixa-preta, em ambas as ocasiões ao superar Roger Gracie (Gracie Barra) no placar, em lutas eletrizantes.
Dono ainda de duas pratas (2010 e 2012) e um bronze (2013), Xande quer retomar o trono dos pesados. Mas a tarefa não é nada fácil num categoria cheia de nomes perigosos.
De acordo com as chaves da IBJJF, Xande começa esperando o vencedor do duelo entre Arnaldo Maidana (Checkmat) e Felipe Mota (Gracie Elite). Depois deles, ainda do mesmo lado da chave, há feras como o campeão brasileiro Dimitrius Souza (Alliance).
Se passar, Xande pode duelar contra Jackson Sousa (Checkmat) nas quartas de final. Caso avance, Xande deve encontrar Lucas Leite (Checkmat) que está do outro lado da chave, na semifinal. Na final, pode estar Keenan Cornelius, com quem Xande empatou no último Metamoris.
E para você, leitor, quem será capaz de complicar Xande no Mundial 2015?
A cobertura do Mundial de Jiu-Jitsu 2015 é um oferecimento de Storm Strong.
The post O caminho espinhoso de Xande Ribeiro rumo a mais um ouro no Mundial 2015 first appeared on Graciemag.