
Julia Boscher com seu ouro duplo no Brasileiro Sem Kimono, ao lado dos professores Alexandre Salgado e Anna Carol. Foto: Carlos Arthur Jr.
O domingo chuvoso do dia 22 de setembro não espantou os atletas que queriam se testar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Sem Kimono, torneio organizado pela CBJJ na Arena da Juventude, palco Olímpico no bairro de Deodoro.
Das dez áreas montadas no ginásio, quatro foram separadas para os faixas-pretas no adulto, que digladiaram na busca do sonhado ouro. Entre os destaques que ficaram com os títulos no absoluto, temos Rafael Paganini, da Alliance; e Julia Boscher, da Soul Fighters.
No masculino, Rafael Paganini não conseguiu lutar na sua divisão de peso. Inscrito na categoria de pesados, Rafael teve que abrir na primeira luta para o companheiro de equipe Flávio Junqueira por conta do “rodízio” de campeonatos que eles fazem.
“Essa foi a vez dele”, explicou Rafael. “Nós treinamos e competimos juntos há muito tempo, sempre na mesma categoria. No torneio anterior ele abriu para eu passar, hoje foi a vez dele avançar.”
Após ficar de fora e ver Flávio morder o bronze, Rafael voltou com vontade ainda maior para o absoluto. Depois de vencer duas lutas, e passar direto pela semifinal por uma lesão do adversário, Rafael encontrou na disputa do ouro Marcelo Gomide, da Gracie Barra BH, que já havia faturado horas antes o título no superpesado. O combate foi definido após Gomide atacar no pé e girar, e depois embolo do golpe Rafael pegar num bote justo na guilhotina, sem chance de defesa. O finalização veio nos primeiros minutos da final.
Já no feminino, Julia Boscher conquistou ouro duplo. Depois de ficar com o título no meio-pesado sem ter adversárias, Julia encarou o absoluto com duas lutas. Na primeira, finalizou a campeã peso leve Gabriela Fechter na guilhotina, e na finalíssima superou Graciele Del Fava na decisão dos árbitros.
Outros destaques ficaram para os campeões Rômulo Caju (Vitor Shaolin BJJ) no peso pesado, Ygor Rodrigues (CTMR) nos leves, Pedro Rocha (Soul Fighters) no meio-pesado, Cláudia do Val (Soul Fighters) no superpesado, e para João Miyao e Pedro Sixel, que fecharam o pluma para a Cícero Costha.
Confira a lista completa abaixo!
Adulto / Masculino / Preta / Galo
Adulto / Masculino / Preta / Pluma
Adulto / Masculino / Preta / Pena
Adulto / Masculino / Preta / Leve
Adulto / Masculino / Preta / Médio
Adulto / Masculino / Preta / Meio-Pesado
Adulto / Masculino / Preta / Pesado
Adulto / Masculino / Preta / Super Pesado
Adulto / Masculino / Preta / Pesadíssimo
Adulto / Masculino / Preta / Absoluto Único
Adulto / Feminino / Preta / Leve
Adulto / Feminino / Preta / Meio-Pesado
Adulto / Feminino / Preta / Super Pesado