Uma série de dúvidas apareceram recentemente na comunidade do Jiu-Jitsu sobre o processo de teste antidoping no Mundial de Jiu-Jitsu. GRACIEMAG fez três perguntas à IBJJF para esclarecer o assunto.
GRACIEMAG: Quando a IBJJF é informada de um resultado positivo e por que leva tanto tempo para a IBJJF liberar qualquer informação sobre as sanções impostas ao atleta?
IBJJF: A IBJJF tem um acordo com a USADA, que é a organização independente que controla o antidoping contratada pela IBJJF, no qual a IBJJF adota as sanções decididas pela USADA a cada vez que é descoberto que um atleta violou as regras do antidoping. Ao permitir que a USADA seja a responsável pelo antidoping em seus eventos, a IBJJF adere às políticas da USADA. Como parte do seu programa de antidoping, a IBJJF não pode aceitar que atletas que testaram positivo compitam em seus eventos enquanto o caso está pendente para evitar que novos resultados sejam contestados. Isso acontece para garantir a integridade da competição e os direitos de todos os competidores. O processo de adjudicação deve prover todos os estágios para o atleta, o que quer dizer que o processo de sanção pode demorar a acontecer, já que o atleta recebe a oportunidade para contestar os resultados laboratoriais e de apresentar sua defesa à ofensa de doping alegada. Até que a USADA chegue à decisão da sanção a ser aplicada, a IBJJF não pode liberar nenhuma informação sobre o caso e não pode comentar sobre os resultados com o atleta. Além disso, a IBJJF não é informada sobre os detalhes do processo. Sobre o caso do Sr. Pena, a IBJJF recebeu a informação da decisão final no mesmo dia que a USADA postou o seu informativo à imprensa e não em qualquer momento antes disso.
Há algum modo dos fãs do Jiu-Jitsu saberem dos resultados dos testes da USADA?
Sim. Qualquer pessoa pode se inscrever para receber os informativos à imprensa da USADA (www.usada.org/news) ou seguir a entidade nos seus canais de mídia social para ser informada de quaisquer sanções aplicadas.
E quanto ao título de campeão, a IBJJF planeja declarar o segundo colocado como vencedor no caso de um atleta testar positivo em um evento?
Sim, no futuro. Nós temos estudado a possibilidade do segundo colocado em uma categoria ser declarado vencedor caso o campeão perca o título ao receber uma sanção por doping. Nós estamos estudando as possibilidades de isso ser feito dentro do acordo que a IBJJF tem com a USADA e também examinando o que aconteceu no passado em outros esportes que tiveram que lidar com tal situação. É importante para a IBJJF estudar as decisões mais corretas e justas nessa questão porque entendemos o valor e a importância de um ambiente limpo em nosso esporte.
The post IBJJF esclarece dúvidas sobre processo de teste antidoping no Mundial de Jiu-Jitsu first appeared on Graciemag.