FREE SHIPPING to the U.S. on ALL ORDERS!

Há 40 anos, Rickson Gracie fazia sua estreia no vale-tudo contra o Rei Zulu

Clássica imagem de Rickson aplicando uma cotovelada em Rei Zulu, em um dos poucos registros do combate. Foto: Arquivos GRACIEMAG

Há exatos 40 anos, no dia 25 de abril de 1980, na época com 21 anos, mestre Rickson Gracie fazia sua estreia no vale-tudo, contra o gigante Rei Zulu.

O duelo aconteceu em Brasília, e Rickson, acompanhado do pai Helio e do irmão Rolls, se jogou para a batalha mais dura de sua carreira, contra o invicto maranhense Zulu. Rickson era então, um jovem faixa-preta, graduação que conquistara em 1977.

Confira abaixo o relato de Rickson, em entrevista aos colegas do Esporte Interativo, e a lição que o mestre de Jiu-Jitsu tirou da batalha contra o Rei Zulu.

“Foi disparada a luta mais difícil da minha vida. Logo no vestiário, que era coletivo para todos os lutadores, estava sentado com meus amigos, me alongando, de costas para a porta. De repente todos eles estavam boquiabertos, olhando às minhas costas como se um fantasma tivesse entrado. Não olhei, mas era evidente a preocupação de todos. O cara era um gigante, tinha 98kg e eu 74kg. Super avantajado fisicamente, realmente um cavalo. Mas ainda assim reclamei com eles por terem ficado intimidados com o Zulu.

“A luta começou e assim que soou o gongo ele veio para cima de mim, na intenção de me segurar numa baiana com uma só das pernas e me arremessar por cima da cabeça, um movimento que ele costumava fazer. Eu me defendi e fiquei na posição perfeita para uma joelhada. Dei com toda a minha força, mas mesmo tomando a joelhada perfeita no meio do rosto, que fez até com que ele perdesse um dente, o Zulu sacudiu a cabeça e partiu para cima de novo.

“Quando acabou o round, eu cheio de sangue do Zulu, cheguei no córner e disse para o meu pai que não poderia seguir. Que estava morto de cansado. Ele nem ouviu o que eu falei. Me massageou e disse que o cara estava mais cansado do que eu. Eu reforcei, disse que estava mal, que não conseguiria nem levantar. Nisso meu irmão Rolls pegou um balde de gelo com água e jogou na minha cabeça. Puxei o ar bem fundo com o susto e gongo bateu, com eles me empurrando de volta para o ringue. Me peguei com o negão de novo, tive a felicidade de agarrar ele pelas costas e finalizar no mata-leão.

“Foi uma grande experiência. A partir dai eu entrava sempre disposto a morrer nas minhas lutas, mas nunca a desistir ou achar que eu já tinha feito suficiente. Vou levar isso até o fim dos meus dias. Isso fez de mim o que eu sou hoje. Sempre para frente, nunca acreditando na derrota. Estando sempre pronto para as adversidades da vida.”

The post Há 40 anos, Rickson Gracie fazia sua estreia no vale-tudo contra o Rei Zulu first appeared on Graciemag.
Older Post
Newer Post
Close (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Search

Shopping Cart

Your cart is currently empty.
Shop now