João Gabriel Rocha, estrela da Soul Fighters, retorna a partir de hoje ao ginásio que conhece bem desde 1996. Era no ginásio do Tijuca Tênis Clube que o pequeno João, com o pai e os amigos, assistia aos Mundiais de Jiu-Jitsu desde a primeira edição, sonhando em brilhar também um dia.
Hoje, João Gabriel é o favorito de GRACIEMAG para abiscoitar o ouro absoluto do Rio Open 2013, que começa nesta quinta-feira, em meio à visita do Papa à Cidade Maravilhosa.
“Eu estava treinando somente para o ADCC, sem kimono, mas decidi lutar o Rio Open apenas por ser no Tijuca. Eu praticamente nasci dentro daquele ginásio, é um lugar que faz parte da história do Jiu-Jitsu – eu comecei a treinar no Tijuca, e agora eu também dou aulas lá. É muita história”, comenta ele, confiante em vencer em casa.
A pedido de nossa reportagem, João Gabriel distribuiu cinco lições para você se tornar um bom passador de guarda como ele:
1ª lição: Não lute Jiu-Jitsu para atender a pressão de ninguém. Quem tem de cobrar para você evoluir é sua própria vontade, é você mesmo. A motivação que vem de você mesmo é a principal para o atleta.
2ª lição: Ao passar guarda, jamais fique parado por cima. A inércia é sua inimiga.
3ª lição: O bom guardeiro usa os dois braços e as duas pernas dele contra os seus dois braços. Sem muita pressão e um bom plano você não vai passar.
4ª lição: Lembre-se de travar o quadril do adversário quando estiver passando – nesse momento você já vai dominar 50% da lateral do oponente. Depois é só ajustar as pegadas e estabilizar.
5ª lição: Não esqueça de procurar sempre matar as pegadas que o adversário faz para segurar você.
E para você, amigo leitor, praticante e professor? Qual sua dica para evoluir na passagem de guarda?
Para ver quem mais está no Rio Open, clique aqui.
The post Favorito no absoluto do Rio Open dá 5 dicas para passar a guarda no Jiu-Jitsu first appeared on Graciemag.