O UFC resolveu não esperar até a próxima quarta-feira – dia em que a Comissão Atletica de Nevada toma a decisão sobre o doping da montanha de músculos Alistar Overeem. Nesta madrugada, Dana White informou o mundo via Twitter que o astro do Jiu-Jitsu Frank Mir, como rezava a lógica, será mesmo o substituto de Overeem no UFC 146, dia 26 de maio, contra o campeão peso pesado Junior Cigano.
“Agora é Mir contra Junior dos Santos pelo título dos pesados no MGM Grand em Las Vegas”, o presidente do UFC twittou, curto e grosso como de costume.
Na mesma noite, Mir tinha luta marcada contra Cain Velasquez, e a organização não divulgou o novo adversário de Cain.
Com nove finalizações em 16 vitórias na carreira, Mir é temido pelo seu chão apurado, e já finalizou monstros como Roberto Traven, Tim Sylvia, Brock Lesnar, Cheick Kongo e Minotauro, só para citar os mais conhecidos.
Em sua última apresentação na gaiola mais famosa do MMA, Mir passava um aperto contra Minotauro, até tirar da cartola uma chave kimura fatal para o baiano, que chegou a fraturar o braço. Com o novo duelo, Cigano ganha a chance de vingar seu tutor, ídolo e parceiro de treino.
Como todo cuidado é pouco, vai aí uma boa defesa para uma das variações da chave kimura, um dos golpes favoritos de Frank Mir. Beto Ferreira, professor em Sorocaba, interior de São Paulo, ensina que o importante é levantar a perna para defender o ataque e impedir a alavanca. Bons treinos!
UFC 146
Las Vegas, Estados Unidos
26 de maio
Junior Cigano vs Frank Mir
Cain Velasquez vs A Definir
Antônio Pezão vs Roy Nelson
Gabriel Napão vs Shane del Rosario
Mark Hunt vs Stefan Struve
Card preliminar
Edson Barboza vs Evan Dunham
CB Dollaway vs Jason Mayhem Miller
Mike Brown vs Daniel Pineda
Dan Hardy vs Duane Ludwig
Jacob Volkmann vs Paul Sass
Darren Elkins vs Diego Brandão
Kyle Kingsbury vs Glover Teixeira