Não houve escritor mais respeitado e destemido que o americano Ernest Hemingway (1899–1961). Desde a juventude, o jornalista do “The Kansas City Star” aprendeu a valorizar os detalhes do que observava e a desafiar a morte para colecionar histórias e experiências.
Entusiasta do boxe, esporte que cobria e praticava, o escritor amava correr riscos para estar perto da verdade: foi motorista de ambulância voluntário na Itália, durante a Primeira Guerra, e depois cobriu de perto, sob tiros, porradas e bombas, a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial. Sobreviveu ainda a duas quedas de avião durante um safári na África, entre outras dezenas de aventuras cinematográficas.
Vencedor do prêmio Nobel em 1954, Hemingway foi a prova viva de que determinação, coragem e disciplina para trabalhar horas e horas por dia compensam. A seguir listamos algumas de suas principais frases e lições de vida, úteis para lutadores de todas as modalidades.
1. “Não há nada de nobre em ser superior ao seu próximo. A verdadeira nobreza está em ser superior ao seu antigo eu.”
2. “Se alguma coisa está errada, conserte-a se possível. Mas treine-se para não se preocupar. A preocupação não conserta nada.”
3. “O mundo quebra todas as pessoas, e no fim muitas se tornam fortes nesses lugares quebrados.”
4. “Coragem é a decência sob pressão.”
5. ”As melhores pessoas possuem um sentimento de beleza, a coragem de assumir riscos, a disciplina de dizer a verdade, a capacidade de se sacrificar.”
6. “Somos todos aprendizes de uma arte que nunca ninguém se torna mestre.”
7. “O primeiro esboço de qualquer coisa é sempre uma porcaria.“
8. “O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade.”
9. “Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca ouve.”
10. “Faça sempre lúcido o que você disse que faria bêbado. Isso o ensinará a manter sua boca fechada.”
The post 10 lições do vencedor do Nobel Ernest Hemingway para lutadores first appeared on Graciemag.