GracieMag - Sensō Jiu Jitsu

GracieMag

Você se lembra quando Ronaldo Jacaré impressionou o mundo do Jiu-Jitsu? September 06 2014

Você se lembra quando o bicho-papão do UFC Ronaldo Jacaré brilhou pela primeira vez como lutador, e ganhou estrelato em GRACIEMAG?

No Mundial de Jiu-Jitsu de 2001, o presidente da IBJJF, Carlos Gracie Jr., surpreendeu ao declarar: “Para mim a melhor exibição do torneio foi daquele faixa-roxa, o Jacaré”. De fato, o incansável finalizador vindo de Manaus fez bonito, ao vencer o peso médio e o absoluto (nesta em final contra outro colega de UFC, o gaúcho Fabricio Werdum). Não era a primeira vez de Ronaldo em nossas páginas, mas era certamente sua aparição mais contundente.

Em 2002, confirmando as altas expectativas criadas em torno de seu futuro, Jaca fez a melhor luta do Mundial, na final do absoluto marrom contra Roger Gracie – a derrota apertada marcaria o início de uma rivalidade épica na arte suave.

Jaca não se conformou com a derrota e muito menos perdeu o ímpeto, e em 2003 voltou ao Tijuca para abiscoitar seu ouro absoluto na marrom. Na ocasião, já como meio-pesado, fechou a categoria com Robert Drysdale e, no absoluto, venceu Lucio Lagarto em outro duelo eletrizante.

Jacaré foi eleito o melhor lutador de Jiu-Jitsu do ano em 2004.

Jacaré foi eleito o melhor lutador de Jiu-Jitsu do ano em 2004.

Em 2004, veio o ouro absoluto na faixa-preta, e a confirmação. Na esteira, Jaca conquistou suas primeiras capas em GRACIEMAG, e a consagração como melhor lutador do ano. Em 2005, o faixa-preta de Henrique Machado ficou mais uma vez com o ouro absoluto (veja o vídeo) e decidiu: era hora de calçar as luvas e mostrar seu potencial no MMA.

Dez anos depois, Jaca (21v, 3d) segue sua caminhada humilde, rastejando com categoria rumo ao cinturão – com a finalização de ontem contra Gegard Mousasi, ele não perde desde 2011, quando os jurados deram a vitória no Strikeforce para Luke Rockhold.

E para você, leitor, Jaca está pronto para enfrentar o vencedor de Chris Weidman x Vitor Belfort, já em 2015? Você comenta!

E, se quiser treinar com o kimono favorito de Jaca, clique aqui que nossa promoção com a Koral voltou!

Assine GRACIEMAG por 18 meses e leve um Koral Exclusivo