Fera nas finalizações com um boxe afiado, o astro da academia Carlson Gracie chegou no Ultimate no ano 2000, invicto no MMA com seis sucessos e um empate. Atleta meio-pesado na época, Murilo estreou com finalização no Ultimate, ao pegar Yoji Anjo no katagatame.
Em sua segunda luta na organização, Bustamante encarou o complicado Chuck Liddell. Com mãos pesadas e duro nas quedas, Chuck acabou superando Murilo, e isto o fez repensar sua colocação no UFC. Antes atleta até 93kg, Murilo decidiu se arriscar até 84kg, no peso médio, e a mudança lhe trouxe frutos. Em sua primeira luta nos médios, o brasileiro enfrentou de cara Dave Manne, então campeão da divisão.
Dave havia conquistado o título ao bater Gil Castillo, em setembro do ano anterior, pelo cinturão inaugural dos médios. Já em janeiro, Murilo não deu chances para Dave. Com boas quedas, trabalho de solo e um belo nocaute no segundo assalto, Bustamante colocava seu nome na história, como primeiro brasileiro a reinar no topo do Ultimate e primeiro campeão mundial de Jiu-Jitsu a conquistar um título no UFC, seguido por BJ Penn e Fabrício Werdum, anos depois.
Confira abaixo alguns dos lances da vitória de Bustamante pelo título e relembre com carinho da história de nossos ídolos do esporte.