Organização de MMA muda regra de pesagem e bane a desidratação December 23 2015

Tradicional pesagem com desidratação será banida do One FC. Foto: Divulgação

Tradicional pesagem com desidratação será banida do One FC. Foto: Divulgação

Após um série de incidentes envolvendo o rito de corte de peso para o MMA, inclusive com um recente caso de óbito relacionado à desidratação, temos a primeira medida contra as agressivas descidas.

O One FC, organização asiática, informou nesta quarta-feira, dia 23, que pretende adotar um novo sistema de pesagem para seus eventos, e decidiu banir o corte de peso por desidratação. O peso a ser aferido nos atletas será o peso normal, e este será medido por meio de um sistema único desenvolvido pela organização.

O presidente da organização, Victor Cui, comentou a decisão do One em banir a desidratação e seu novo sistema de pesagem, além de sugerir que o UFC e o Bellator sigam os mesmos modelos:

“O One FC pavimentou o caminho para o MMA na Ásia e temos sempre estado na vanguarda da inovação para o esporte. Ao proibir o corte de peso por desidratação , estamos liderando um caminho global para normas de segurança reforçadas para atletas profissionais de MMA. Acreditamos que, através da implementação deste novo programa pesagem, nossos lutadores vão desfrutar de uma vida mais segura e saudável dentro e fora dos cages. Convido as outras duas principais organizações de MMA no mundo, o Bellator e UFC, a seguir nossos passos para proteger os atletas e para eliminar o processo de corte de peso por desidratação.”

Além de Cui, Rich Franklin, ex-campeão peso médio do UFC e vice-presidente do One, comentou sobre a mudança e falou da própria experiência com os cortes de peso, e o benefício que o banimento do mesmo pode trazer aos atletas:

“Eu tenho orgulho de estar envolvido com o desenvolvimento do novo programa de pesagem para os atletas do One FC. Como ex-campeão de MMA , eu passei pelo processo de corte de peso por desidratação inúmeras vezes, e sei como ele afeta um atleta fisicamente. É importante ter segurança para competir no seu melhor como atleta de MMA, e depois de analisar os novos políticas que regulam os procedimentos de pesagem, este novo programa será um grande benefício para os nossos atletas.”

E você, amigo leitor, o que acha da nova política de pesagem no MMA? Comente conosco!