O primeiro dia do ADCC 2015, realizado neste sábado 29 de agosto, terminou com Ricardo Libório deitado sobre o tatame amarelo do ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera. De braços abertos, ele parecia agradecer por tudo que passou até a superluta com José Mario Sperry, encerrada às 15h30.
O duelo entre os faixas-pretas veteranos deixou todos os espectadores de pé em São Paulo, e mesmo não muito movimentado no chão – ficou mais na troca de esgrimadas e tentativas de queda –, foi uma lufada de inspiração em quem treina Jiu-Jitsu e deseja continuar em forma mesmo depois dos 40 anos.
Quando o duelo terminou, pelo placar de 0 a 0, o mestre de cerimônias Bruce Buffer invadiu o tapete e anunciou o vencedor: “Ricardo Liboooriou!”. Foi a senha para o professor da ATT se ajoelhar e seus alunos e amigos invadirem a área de luta.
“Vim aqui por amor. Amor ao Jiu-Jitsu, e para incentivar o pessoal que está passando dos 40 anos e acha que está velho para treinar e competir”, disse Libório.
“Estou numa boa, eu lutaria mais meia hora se fosse preciso”, comentou Zé Mario, resignado.
Nas disputas de peso, poucas zebras gigantes galoparam no Ibirapuera. Como é tradição no torneio, apareceu um russo duríssimo que ninguém conhecia – a fera até 77kg Abdulkadirov Magomed e acabou por eliminar o ex-campeão do UFC Ben Henderson.
Entre tantas lutas que sacudiram o evento, Xande Ribeiro eliminou o astro do UFC Hector Lombard na decisão da mesa, após lances bonitos como uma chave omoplata que quase inverteu a luta, e uma queda que a arbitragem não deu os pontos por não ver estabilização.
Confira as semifinais, marcadas para este domingo, 30 de agosto, a partir de 10h da manhã.

Em sua primeira luta no ADCC 2015, Gabi Garcia montou duas vezes em Alison Tremblay e finalizou no armlock.
Feminino até 60kg
Michelle Nicolini x Tammi Musumeci
Bia Mesquita x Mackenzie Dern
Feminino acima de 60kg
Gabi Garcia x Jessica Oliveira
Ana Laura Cordeiro x Amanda Santana
Masculino até 66kg
Rubens Cobrinha x Augusto Tanquinho
Bruno Frazatto x Geovanny Martinez

No sábado, Cobrinha venceu Tezakbaev Rasul (foto) e o companheiro Gianni Grippo após passar e pegar as costas. Ele ainda vai precisar passar por Augusto Tanquinho e talvez Bruno Frazatto na final.
Até 77kg
Otavio Sousa x Lucas Lepri
Gilbert Durinho x Davi Ramos
Até 88kg
Romulo Barral x Yuri Simões
Keenan Cornelius x Rustam Chsiev

Na mesma categoria de Rodolfo e Xande, a pedreira João Assis encara o embalado Felipe Preguiça no domingo.
Até 99kg
Rodolfo Vieira x Alexandre Ribeiro
Felipe Preguiça x João Assis
Acima de 99kg
João Gabriel Rocha x Jared Dopp
Orlando Sanchez x Vinny Magalhães Pezão

Amigos, amigos, Jiu-Jitsu à parte: Vinny Pezão finalizou o parceiro Rodrigo Artilheiro, nas quartas do peso acima de 99kg.
Superluta
Ricardo Libório venceu Zé Mario Sperry na decisão do corpo de arbitragem após 20min de luta