FREE SHIPPING to the U.S. on ALL ORDERS!

Você conhece todos os benefícios de treinar Jiu-Jitsu também sem o kimono?

Raul Faconti e alunos durante aula de Jiu Jitsu sem kimono Foto Divulgacao

Professor Raul Faconti e colegas de treinos, numa sessão Jiu-Jitsu sem kimono. Foto: Divulgação

O treinamento de Jiu-Jitsu, como o sagaz leitor de GRACIEMAG já deve ter percebido, apresenta variáveis peculiaridades. Agora, quando se mistura o treino de Jiu-Jitsu com e sem kimono, as técnicas parece que se entrelaçam, dando bons frutos.

É o que percebeu nosso GMI Raul Faconti, de Santos, SP, que nos enviou uma série de ensinamentos e listou os benefícios de, vez por outra, deixar o paletó no vestiário na academia de Jiu-Jitsu.

Segundo o professor Raul, a concatenação das duas modalidades (o Jiu-Jitsu propriamente dito e o estilo hoje conhecido no mundo como “no gi”) injeta no atleta ou praticante mais perspicácia, habilidades múltiplas e audácia.

Confira os diversos atributos que você pode ganhar como lutador, ao treinar sem kimono, na aula de Raul:

1. Velocidade: “Treinar sem pano faz com que o praticante/atleta seja obrigado a desenvolver um rápido raciocínio cognitivo (executar sem hesitar). Os movimentos sem kimono são ainda mais explosivos, requerendo uma maior habilidade motora para seu êxito.”

2. Condicionamento físico: “Uma vez que a luta se torna menos travada, mais escorregadia e assim mais movimentada, isso cria uma alta demanda do sistema cardiovascular. O praticante, então, ganha também uma boa capacidade aeróbia. Quer verificar se você anda com uma boa capacidade física? Observe se, nos momentos finais da luta, você parece não sentir o cansaço ou se está exaurido.”

3. Aumento do arsenal de posições: “No Jiu-Jitsu, tudo acontece de modo rápido demais. O atleta evolui quando se torna capaz de ligar uma posição com a outra. No jogo sem kimono, o praticante melhora muito nesse quesito já que é difícil estabilizar a posição, pelo fator da força, da falta da pegada etc.”

4. Força: “É outra qualidade que se adquire treinando sem o paletó, já que em diversos momentos da luta você será obrigado a empurrar ou abraçar o oponente, para se livrar ou segurar alguma posição. O praticante/atleta acaba por trabalhar com uma variedade de estímulos. Em face disso, é preciso fazer uma maior força isométrica, dinâmica, máxima e explosiva. O Jiu-Jitsu normalmente já oferece uma multiplicidade de ações – raspar, projetar, dominar e submeter. Sem o kimono, a oferta de posições e a mudança de situações torna-se ainda maior.”

Raul Faconti nosso GMI em Santos

O professor na academia Faconti Extreme: nosso GMI em Santos.

5. Poder de finalização: “No jogo sem kimono, finalizar pode se tornar ainda mais complicado, já que o grau de domínio do adversário para finalizar vai precisar ser maior. Sem a lapela e com o fator suor, o praticante/atleta não vai mais conseguir finalizar ‘de qualquer jeito’, e vai aumentar o apuro técnico. Além de conseguir o melhor domínio de adversário, pois sem esse controle ele dificilmente vai ser capaz de finalizar.”

6. Defesa pessoal: “Em algum momento da vida, talvez sejamos obrigados a nos defender. E você não sabe se vai estar num casamento ou na praia. A prática do Jiu-Jitsu sem kimono nos deixará ainda mais seguros para qualquer situação corpo a corpo.”

7. Equilíbrio: “Por obra da troca constante de posições, as inversões e raspagens acontecem o tempo todo. Na maioria das vezes, o atleta/praticante tem um ou dois apoios no chão. E tem de se equilibrar o tempo todo para não ser raspado, ou quedado. Isso faz com que ele desenvolva um equilíbrio fenomenal.”

 

Saiba mais sobre a GMI, aqui!

Older Post
Newer Post
Close (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Search

Shopping Cart

Your cart is currently empty.
Shop now

Net Orders Checkout

Item Price Qty Total
Subtotal $0.00
Shipping
Total

Shipping Address

Shipping Methods