Bicampeão mundial de Jiu-Jitsu, Otavio Sousa destrincha hoje para o leitor de GRACIEMAG três dicas essenciais para seu Jiu-Jitsu fluir melhor, e você avançar mais rapidamente de faixas.
Seu Jiu-Jitsu anda estagnado? Aprenda três conceitos com o pernambucano campeão da Gracie Barra e melhore seu rendimento hoje mesmo.
1. Não escolha treino
“Não escolha treino na academia. Treine com todo mundo que estiver ali para aprender, seja ele um faixa-branca ou preta. Procure sempre colocar em prática as técnicas que foram aprendidas na aula, mesmo que você tenha de correr riscos de seu oponente passar sua guarda. Treino é treino, e ali ninguém é melhor do que ninguém. O treino é a hora de tentar coisas novas, de praticar posições nas quais você não é tão forte. Com isso, na hora do campeonato você não vai cometer os mesmos erros. Jiu-Jitsu é muito simples, não tem mistério, porém requer bastante dedicação e disciplina”, ensina Otavio.
2. Memorize a posição
“Eu faço bastante drill para memorizar bem cada movimento e procuro sempre trabalhar as sequências de ataques para surpreender meus adversários, e ficar sempre um passo à frente deles. Enquanto meu adversário estiver conseguindo defender meus ataques, eu já procuro preparar o próximo movimento para pegá-lo de surpresa. Isso faz com que a minha guarda se torne tão ofensiva e difícil para qualquer um que tente passar e chegar do lado”, diz o aluno de Zé Radiola.
3. Preparação física
“Tenho um trabalho diferenciado aqui na Califórnia, com meu preparador físico PJ, na Velocity Sports Performance, e isso tem me ajudado bastante. Estou fortalecendo todos os músculos do meu corpo, e dessa forma evito lesões e ao mesmo tempo aumento 100% o meu desempenho nos tatames. No Jiu-Jitsu, usamos bastante nossas pernas, então procuro fortalecê-las bastante para deixar a guarda afiada e ficar com a base boa também”, recomenda o professor da Gracie Barra.
Qual é a sua dica para ir mais longe no Jiu-Jitsu, amigo leitor?