O segundo dia do Mundial 2014 em Long Beach, encerrado na madrugada desse sábado, foi teste para cardíaco. Tudo graças ao peso-pena americano Edwin Najmi, que surpreendeu o público com um lindo triângulo voador para pegar a pedreira Nicholas Meregali (Alliance), e vencer o absoluto faixa-roxa. Nicolas não conseguiu completar o grand slam, depois de vencer peso e absoluto no Europeu, no Pan e no Brasileiro.
O aluno de Rominho Barral só precisou de 22 segundos para aplicar o golpe e correr para a torcida. “Foi incrível. Eu comecei a usar esse movimento em 2013 e hoje eu treino demais essa posição. Tentei o mesmo golpe três vezes no torneio, mas só funcionou na final do absoluto”, disse um emocionado Najmi, bronze no peso. Durante a premiação no pódio, o tetracampeão mundial Rominho graduou Edwin a faixa-marrom.
Entre as mulheres, o ouro absoluto faixa-roxa ficou com Bianca Basílio. Terceira colocada no peso-pena, a atleta da Ryan Gracie venceu quatro lutas no aberto. A guerra começou mesmo nas quartas, quando Bianca venceu na decisão dos juízes Ana Carolina Vieira (GFTeam), irmã do astro Rodolfo Vieira. Depois, na semifinal, a aluna de Caio Almeida derrotou Hanna Klara (Checkmat) nas vantagens. Pela disputa do ouro, a paulista virou a luta contra Amanda Santana e fez 6 a 4, com uma bonita pegada de costas.
Entre os faixa-azuis, o ouro absoluto terminou no peito do húngaro Krystof Szucs (Gracie Barra). Bronze na categoria, Krystof venceu quatro lutas no aberto e tornou-se o melhor faixa-azul do planeta. Na grande final, passou a guarda de Fabio Alamo (Alliance) para ficar com a vitória.
No feminino faixa-azul, a grande campeã foi Tara White (Atos), depois de quatro vitórias. Na disputa pelo ouro, Tara derrotou Erin Harpe (Gracie Humaitá) por uma vantagem, após empatar em 2 a 2 nos pontos.
Hoje começa a faixa-preta, com o absoluto.
Para ver os resultados completos, acesse o site da IBJJF, aqui.