A IBJJF estabeleceu uma nova regra para faixas-pretas que queiram se inscrever no Mundial de Jiu-Jitsu de 2015, no ano que vem. Para deixar o nível do prestigiado torneio ainda mais alto, haverá agora uma restrição, válida apenas para a divisão de adultos na faixa-preta.
O que muda: no Mundial da IBJJF a partir de 2015, o faixa-preta precisa se destacar em torneios anteriores da entidade para ganhar a permissão de se inscrever.
Eis o comunicado da Federação, com os detalhes:
“A IBJJF tem por missão melhorar a qualidade e o desenvolvimento de nossos eventos. Ao levarmos em consideração que o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu é um torneio que objetiva reunir a elite do nosso esporte, estamos a partir de agora limitando o acesso a este evento.
Para perseguir esse objetivo, estamos requisitando que faixas-pretas da divisão adulto que queiram se registrar para o Mundial de Jiu-Jitsu de 2015 lutem outros campeonatos da IBJJF antes de maio de 2015.
Como o Mundial é o evento de mais prestígio do calendário do nosso Jiu-Jitsu, é importante que apenas os atletas mais vitoriosos tenham a chance de disputar o título.
Para participar do Mundial, portanto, o atleta precisará cumprir um dos requisitos a seguir:
- Ser um faixa-preta com 50 pontos ou mais no ranking oficial da IBJJF
- Ser um faixa-preta dono de título mundial no adulto (de 1996 a 2014)
- Ser um faixa-preta que venceu o Mundial 2014 como faixa-marrom (todas as categorias)
A IBJJF terá mais novidades em breve.
Para saber mais, acesse o site oficial da entidade, aqui.