4 dicas para você aumentar sua pressão ao passar guarda no Jiu-Jitsu January 13 2014

Xaropinho estuda bem as passagens de guarda. Foto: Divulgação

Xaropinho estuda bem as passagens de guarda. Foto: Divulgação

Bom raspador e com uma passagem de guarda afiada, Christian “Xaropinho” Uflacker listou para GRACIEMAG quatro conceitos que ele costuma reforçar para seus alunos passarem a guarda com mais pressão. Aprenda com o faixa-preta radicado em Chicago:

1. Postura

“A postura é o ponto inicial para o lutador que quer passar bem a guarda. Com a postura certa, você pode ver e analisar que ataques o oponente está preparando com sua guarda antes que eles sejam bem executados”, explica Xaropinho.

2. Não seja previsível

“Ter um leque de ataques e não ficar apenas tentando passar a guarda é crucial. Ponha o adversário sempre numa posição desconfortável, para evitar que ele trabalhe calmamente a raspagem. Tente sempre estourar as pegadas do oponente. Você precisa comandar o jogo: esteja sempre um passo à frente, com o domínio da pegada”, ensina.

3. Concentre na distribuição de peso

“Aprenda a cada treino a melhorar a distribuição do peso do corpo. Assim você terá mais equilíbrio e ficará mais pesado no seu adversário. Feito isso, ao passar a guarda você vai estabilizar e pressionar o oponente melhor”, lembra o faixa-preta.

4. Ataque com finalizações

“Tenha opções de finalizações para usar no ato da passagem, pois você acabará com a concentração do guardeiro, e logo vai abrir mais caminho para marcar os pontos”, conclui Christian.