Rodolfo Vieira revela tática para encarar Leandro Lo no Jiu-Jitsu: “Vou lutar no giro” January 11 2014

Rodolfo e Leandro Lo estão no mesmo grupo do GP dos Pesados da Copa Pódio. Foto: Vitor Freitas/ GRACIEMAG

Rodolfo e Leandro Lo estão no mesmo grupo do GP dos Pesados da Copa Pódio. Foto: Vitor Freitas/ GRACIEMAG

Em 1º de fevereiro, o rolo compressor Rodolfo Vieira volta aos dojôs pela primeira vez em 2014. O astro peso pesado da GFTeam vai defender seu título no GP da Copa Pódio, no Clube do Botafogo, no Rio de Janeiro. Escalado no grupo amarelo, Rodolfo vai enfrentar, na primeira fase, os craques Alexandre Souza, o americano Alan Belcher e o árabe Faisal Alkitibe. Uma das lutas mais aguardadas, no entanto, será contra o amigo peso leve Leandro Lo, também no grupo.

Na primeira fase do Grand Prix, empate vale um ponto, vitória vale três e vitória por finalização rende quatro pontos.

“Olha, passar a guarda do Leandro é difícil para caramba, tanto que, até hoje, ninguém que tentou passar conseguiu. Ele é um atleta completo, bom por cima e por baixo. Mas vou lutar pra frente, dando giro, tentar movimentar ao máximo usando bastante meu peso a favor. E não vou parar nenhum segundo durante os seis minutos. Vou desmaiar mas não vou parar. É aquilo, se eu parar acho que fica impossível passar a guarda dele. Porém, acho que se eu for capaz de colocar uma pressão boa há grandes chances de passar; é muito difícil, mas também não é impossível”, especulou o tricampeão mundial dos pesados, campeão mundial absoluto em 2011.

Rodolfo ainda terá pela frente Alan Belcher, atleta do UFC que já venceu o brasileiro Rousimar Toquinho. O faixa-preta da equipe GFTeam fez uma breve análise do confronto:

“É complicado falar sobre o jogo dele até porque nunca vi luta dele. Mas vou vê-lo lutando, se der tempo, né. Luto a primeira e depois espero meu grupo todo lutar, e será ali que vou ver o que ele faz. Mas fora isso a lição é não menosprezar ninguém, tem de entrar com a mesma cabeça. Não é porque o cara é do MMA que ele não treina Jiu-Jitsu, você só não pode entrar para lutar de bobeira”, comentou.

O finalizador também analisou o grupo verde, que vai apontar os outros dois semifinalistas.

“No grupo verde, acho que vai passar o Luiz Panza e o Léo Nogueira. Mas, a briga também é boa com o Rico Bastos e o Travis Stevens, que são bem duros e podem surpreender. Mas o Panza e o Léo me parecem estar mais no ritmo”, aponta.

Rodolfo adiantou ainda os torneios que quer lutar em 2014: o WPJJC de Abu Dhabi, o Mundial da IBJJF e quem sabe o Brasileiro da CBJJ.

Copa Pódio: GP dos Pesados 2014
Clube do Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
Sábado, 1º de fevereiro de 2014

Desafio das Cidades: Magid Hage (San Diego) x Franco Marini (Buenos Aires); luta sem pontos ou tempo, até a finalização

Grand Prix até 98kg:

Grupo amarelo:
Rodolfo Vieira (GFTeam)
Leandro Lo (Cícero Costha)
Alexandre Souza (AS Team)
Faisal Alkitbi (UAE Team)
Alan Belcher (Team Moraes)

Grupo verde:
Leonardo Nogueira (Alliance)
Ricardo Bastos (Nova União)
Luiz Panza (Barbosa)
Tim Spriggs (Lloyd Irvin)
Travis Stevens (Renzo Gracie)

Luta Especial: Felipe Preguiça (Gracie Barra) x Guto Campos (Atos/Guetho)