No fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, uma intensa rivalidade entre as equipes Chute Boxe e Ryan Gracie marcou o cenário do vale-tudo brasileiro. No dia 20 deste mês, em uma nova era do MMA nacional, dois dos principais líderes e representantes dessas gerações se enfrentam na luta principal do Thunder Fight 4. Jorge Patino “Macaco”, pela Chute Boxe, e Celsinho Venicius, pupilo de Ryan Gracie, disputam o cinturão peso leve do Thunder Fight, em São Paulo, no ginásio do Pacaembu, num confronto de sair faísca.
“A rivalidade entre os times de Macaco e Ryan sempre foi muito forte e o Thunder Fight será o primeiro evento a reeditá-la”, destaca o organizador do Thunder, Marcelo Kina. “Mais importante do que a rivalidade é o espetáculo que Jorge Patino e Celsinho vão protagonizar dentro do cage. Mostraremos mais uma vez que o MMA é um esporte de alto nível e seguro. Além dessa luta principal, teremos uma mistura de gerações em ação para proporcionar um grande espetáculo ao público presente”.
Aos 42 anos, Jorge Macaco contraria a lógica ao seguir no alto nível do MMA. O veterano do UFC, Strikeforce, Pride e Meca, completou, em 2015, 20 anos da sua primeira luta profissional, e acumula um cartel de 37 vitórias e 15 derrotas. Macaco é hoje um dos principais mentores de nomes do esporte como Charles do Bronx, Thomas Almeida e Allan Puro Osso.
Celsinho Venicius é tricampeão mundial de Jiu-Jitsu na faixa-preta. Hoje com 31 anos, assumiu a liderança da academia de Ryan com a morte do Gracie em 2007, e estreou no MMA em 2011, mantendo a invencibilidade em cinco lutas. Três de seus triunfos vieram por finalização, os dois últimos em março e agosto de 2014.
Thunder Fight 4
Ginásio do Pacaembu, São Paulo, SP
20 de junho de 2015
Jorge Patino (Chute Boxe/Macaco Gold Team) x Celsinho Venicius (Ryan Gracie)
Felipe Buakaw (011 MMA) x Bruno Marquês (Chute Boxe)
Fabio Borracha (Peso Pesado) x André Motoca (G13 MMA)
Victor Figueiredo (Peso Pesado) x Alexandre Sagat (GYM 4 Life)
Romulo Tinetti (Corinthians MMA) x Zé Reborn (Reborn Team)
Edson Cabelo (B9 MMA) x Marcelo Matias (Team Matias)
Eduardo Bombeiro (Colizão) x Thiago “Tks” (K2 MMA)
Jânio Mancha (Gibi Thai) x Eder Soares (Lotus Club)
Arielle Souza (Gold Team) x Aline Sattelmayer (Team Sattelmayer)
Janio Vitamina (Ryan Gracie) x Tiago Samurai (Power Lotus)
Marcelo Golm (Corinthians MMA) x Danilo Espera (Peso Pesado)
Keven Santos (Amazon Black Belt) x Jeferson Pedro (Chute Boxe)
Guido Santos (Lotus Club) x Alisson Lira (Iron Brothers)