Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum se enfrentaram neste sábado, 8 de junho, em Fortaleza. Na luta principal do TUF Brasil 2 Finale, os técnicos da segunda edição do reality show, fizeram uma revanche depois de sete anos. Apesar da simpatia inegável do líder do time amarelo, “Big Nog” sempre foi considerado uma lenda, e a maior parte da torcida estava a seu favor.
Muito preparado, o peso pesado fez Fabrício Werdum sentir a força de suas mãos logo no primeiro round, mas o bicampeão mundial na faixa-preta de Jiu-Jitsu não deixou barato, e levou o combate para o chão, finalizando Minotauro em uma chave de braço.
Mas o que aconteceu com capitão do time verde? Rodrigo também é muito graduado na arte suave e tem finalizações marcantes em seu cartel. Conversamos com Everaldo Penco, seu treinador de Jiu-Jitsu, que explicou o que houve de errado na luta contra Werdum:
“Por Minotauro ter experiência na aplicação da guilhotina, ele viu a oportunidade e puxou pra ela. Mas esta não era a nossa estratégia… acho que isso ficou bem claro no primeiro round, quando o Werdum derrubou o Rodrigo e ele conseguiu fazer a movimentação de chão pra se levantar. Ele quase nocauteou o Fabrício depois. Este era o objetivo: manter a luta em pé e buscar o nocaute.
Mas no segundo round, Rodrigo preferiu ao invés de defender a queda, dar o bote no pescoço. Sinto que rolou uma frustração da parte dele por não conseguir encaixar, e claro, méritos do Werdum de defender muito bem, como excente faixa-preta que é.
A gente acredita que o vacilo foi na parte da estratégia mesmo, mas se o Minotauro tivesse pego o pescoço seria exaltado. Como amigo e treinador, digo que a tentativa dele de finalizar a luta foi louvável, já que o Minotauro busca sempre fazer isso da melhor maneira possível, seja no nocaute ou no chão”.
E vocês leitores, o que acharam da luta entre Minotauro e Werdum? O que a lenda do MMA poderia ter feito de diferente para vencer este combate?
TUF Brasil 2 Finale
Ginásio Paulo Sarasate, Fortaleza, Ceará
8 de junho de 2013
Fabrício Werdum finalizou Rodrigo Minotauro no armlock aos 2min41s do R2
Léo Santos finalizou William Patolino no katagatame aos 4min43s do R2
Thiago Silva nocauteou Rafael Feijão aos 4min29 do R1 – Nocaute e luta da noite
Erick Silva finalizou Jason High no triângulo invertido a 1min11s do R1 – Finalização da noite
Daniel Sarafian finalizou Eddie Mendez no katagatame aos 2min20s no R1
Rony Jason finalizou Mike Wilkinson no triângulo a 1min24s do R1
Card preliminar
Raphael Assunção finalizou Vaughan Lee no armlock a 1min51 do R2
Felipe Arantes venceu Godofredo Pepey por nocaute técnico aos 3min32s do R1
Ildemar Marajó venceu Leandro Buscapé na decisão unânime dos jurados
Rodrigo Damm venceu Mizuto Hirota na decisão dividida dos jurados
Caio Magalhães finalizou Karlos Vemola no mata-leão aos 2min49s do R2
Antônio Braga Neto finalizou Anthony Smith na chave de joelho a 1min52s do R1