FREE SHIPPING to the U.S. on ALL ORDERS!

O Jiu-Jitsu como ferramenta social: o campeão mundial juvenil da UPP

Diogenes, Gabriel e Ribeiro no pódio. Foto: Arquivo Pessoal

Diogenes, Gabriel e Ribeiro no pódio. Foto: Arquivo Pessoal

Aos 16 anos, Gabriel Monteiro, morador do morro da Providência, no Centro do Rio, conquistou o título mundial da IBJJF na faixa-azul. O menino finalizou dois de seus três adversários na categoria meio-pesado juvenil. Foi a primeira vez que ele viajou para fora do país, mas isso não o intimidou, pelo contrário.

“Cheguei ansioso para o campeonato, mas em nenhum momento fiquei nervoso. Eu sabia o quanto esse título seria importante para mim e para a minha equipe. Gostei de ver todas aquelas pessoas na arquibancada e o lugar, que é bem bonito. Mas lutei como faço nos treinos e deu tudo certo”, resumiu Gabriel, que começou a treinar em 2011, quando foi inaugurada a primeira sala de artes marciais do projeto Geração UPP, na Providência.

Antes um “garoto problema”, que dava dor de cabeça aos familiares, vizinhos e até aos policiais da comunidade, hoje o jovem aluno do projeto Geração UPP só dá trabalho aos adversários.

“Eu era um menino que só vivia na rua, descalço, não sabia respeitar o próximo, viva arrumando briga na rua, xingava as pessoas. Depois que entrei no Jiu-Jitsu eu melhorei, passei a dar mais valor às coisas, a respeitar as pessoas. O Jiu-Jitsu e os meus mestres foram muito importantes para melhorar a minha disciplina”, reconhece o campeão.

Christian Ribeiro e Thiago Diogenes, policiais e professores de Jiu-Jitsu, comandaram Gabriel Monteiro durante o torneio. Orgulhoso pelo sucesso do trabalho desenvolvido, Ribeiro exaltou outras conquistas do pupilo, que vão além da medalha de ouro.

“O Gabriel sempre foi um garoto agitado, bagunceiro e dava muito trabalho nos treinos. Ele até entrou no Jiu-Jitsu para melhorar sua postura. Acreditavam que, se ele não tivesse uma orientação, possivelmente ele ia arrumar algum problema grande. Os policiais da UPP, os familiares e amigos tinham muito medo do que poderia acontecer com ele”, revela o faixa preta. “Hoje ele melhorou o comportamento, parou de matar aula e está se dedicando aos estudos. A família dele e os vizinhos sempre vêm nos agradecer”.

O sucesso também é fruto da parceria entre a Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil, Prime Esportes, Boomboxe e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro.

The post O Jiu-Jitsu como ferramenta social: o campeão mundial juvenil da UPP first appeared on Graciemag.
Older Post
Newer Post
Close (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Search

Shopping Cart

Your cart is currently empty.
Shop now