O calendário de competições de Jiu-Jitsu vive um merecido recesso após um 2011 de enormes emoções.
Isso, porém, não é motivo para a IBJJF descansar e a entidade acaba de disponibilizar o novíssimo Livro de Regras do Jiu-Jitsu.
Após quase dois anos de trabalho, as regras foram completamente modernizadas, ganharam fotos, gráficos e ilustrações que deixam as explicações ainda mais claras, e foram lançadas em inglês e português.
Foram adicionados às regras um Regulamento Geral de Competições e um Manual de Formatação de Competições.
O novo livro inclui também, pela primeira vez, regras e regulamentos específicos para campeonatos da modalidade sem kimono.
Com isso, a IBJJF espera possibilitar uma padronização ainda maior dos campeonatos ao redor do mundo, mesmos daqueles que não estão sob sua responsabilidade.
Quanto às regras, a grande mudança se deu na contagem das punições por falta de combatividade, a famosa amarração.
Se, antes, as punições por amarração corriam paralelas às demais punições disciplinares e técnicas, agora elas vão obedecer a ordem de punições marcada no placar.
Então, após a primeira e sempre verbal advertência por falta de combatividade, o atleta será punido com uma vantagem ou dois pontos para o adversário ou até com a desclassificação, de acordo com quantas punições estiverem assinaladas no placar.
O primeiro campeonato oficial a ser regido pelas novas regras será o Europeu de Jiu-Jitsu, no final de janeiro.
Você pode ler ou baixar as novas regras em português no site da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (cbjj.com.br).
The post Já conhece as novas regras do Jiu-Jitsu? first appeared on Graciemag.