Hoje com 29 anos, Formiga apareceu para o MMA mundial em 2010, quando conquistou o cinturão sul-americano do Shooto e foi contratado pelo Tachi Palace, grande evento da época para pesos mosca. Em 2012, foi contratado pelo UFC, mas acabou derrotado duas vezes em suas três primeiras lutas, para John Dodson e Joseph Benavidez, números 1 e 2 da categoria respectivamente. Nesses momentos difíceis, se apegou à difícil história de vida para dar a volta por cima. Neste sábado, pode engatar a segunda vitória consecutiva no Ultimate.
“Antes de lutar, até no começo da carreira, trabalhava para me manter e tentava treinar. Fiz mil e uma coisas em Natal. Já fui garçom, motoboy, office boy… Trabalhei no hospital do câncer Varela Santiago, como servente. Nunca nada foi fácil, mas não desisti”, lembra o lutador, que teve que escolher o caminho a seguir, dois anos antes de chegar ao UFC: “Em 2010, tive que optar se trabalhava ou treinava em tempo integral. Escolhi treinar e deixei o trabalho de lado. Graças a Deus deu certo e hoje essas dificuldades me inspiram para chegar ao cinturão um dia. Por isso, nunca me abalei com as derrotas”.
A persistência do lutador acabou sendo premiada na escalada no UFC. Formiga ainda mostrou seu talento ao bater, por decisão unânime dos juízes, Chris Cariaso, em maio de 2013, e finalizar Scott Jorgensen, em março deste ano. Agora, contra Makovsky, o foco é voltar a figurar no top 5 da divisão e retornar ao Brasil com sua primeira vitória na organização fora do país. “Venho de uma boa vitória, então acredito que vencendo novamente, posso chegar de novo no top 5 da divisão. Além disso, seria gratificante vencer a primeira longe do Brasil”, confia, o lutador que hoje aparece em sexto no ranking.
Makovsky conta com um cartel de 18 vitórias, quatro derrotas e possui duas vitórias em duas lutas no Ultimate. Antes disso, o norte-americano teve passagens por outros grandes eventos, como o Bellator, no qual foi derrotado pelo companheiro de treinos de Formiga e campeão peso-galo da organização, Eduardo Dantas. E os conselhos de Dudu já ajudaram Formiga a conhecer melhor seu oponente.
“Peguei uns conselhos com o Dudu para ajudar no camp que fiz aqui no Rio de Janeiro. O trabalho foi forte e estou confiante para esta luta. Temos um cartel parecido, sei que vai ser um adversário duro, mas se impuser meu jogo, acredito que posso sair vitorioso”, garante Jussier, que viajou para os Estados Unidos na última segunda-feira, acompanhado de Jair Lourenço, líder da Kimura Nova União e seu mentor de longa data.
(Fonte: Assessoria de imprensa)
The post Formiga espera voltar ao top 5 com vitória no UFC deste sábado first appeared on Graciemag.