O Pan de Jiu-Jitsu da IBJJF 2020, realizado entre os dias 8 e 11 de outubro de 2020, em Kissimmee, na Flórida, ficará para sempre na memória dos amantes da arte suave. Realizado em meio a pandemia do Covid-19, o torneio marcou o retorno das grandes competições, num ano em que a quarentena impediu a realização do sempre aguardado Mundial da IBJJF.
A restrição de viagens e bloqueio de divisas pelo mesmo motivo impediu que alguns grandes nomes estivessem presentes, mas craques de várias nacionalidades que residem nos EUA puderam dar um show de Jiu-Jitsu, e não faltaram emoções nas finais de todas as divisões.
Entre os faixas-pretas, bem representados pelo time de brasileiros na Flórida, tivemos alguns destaques. O principal deles ficou no absoluto faixa-preta masculino, na disputa de dois craques da nova geração.
Fellipe Andrew (Alliance) e Gustavo Batista (Atos) fizeram a última luta da elite competitiva, e o duelo foi acirrado. Depois de sofrer uma desclassificação no superpesado, Fellipe chegou sem o peso de ter disputado uma final minutos antes. Gustavo, por sua vez, tinha batido Dominique Bell pelo ouro no peso pesado. Jogando por cima, Fellipe pressionou a guarda de Gustavo durante boa parte da luta. No fim, Fellipe conseguiu trocar de lado, melhorar as pegadas e chegar com perigo na lateral de Gustavo, que mesmo sem ceder a passagem acabou vendo o placar com três vantagens para Fellipe no apito final. Com a vitória, Fellipe Andrew marcou sua volta por cima no torneio e solidificou ainda mais a sua primeira colocação no ranking da IBJJF.
No feminino absoluto, festa para a Atos Jiu-Jitsu. Luiza Monteiro e Rafaela Guedes abriram o domingo vencendo seus compromissos nas finais dos pesos médios e leves (respectivamente), para mais tarde fecharem o pódio do peso aberto, com Rafaela garantindo o ouro oficial do evento nos seus primeiros meses como faixa-preta.
Outro destaque entre os jovens professores ficou para Josh Cisneros. Graduado faixa-preta há pouco mais de um mês, o jovem representante da Cleber Jiu-Jitsu Visalia chegou embalado no Pan com um ouro no Austin Open, bateu Paulo Miyao nas quartas de finais e superou Pedro Dias na final do peso-pluma.
Confira abaixo os resultados finais e poste nos comentários qual foi a sua luta favorita do torneio. Oss!
MASCULINO
GALO
Lucas Pinheiro venceu Jonas Andrade nas vantagens
PLUMA
Josh Cisneros venceu Pedro Dias nos pontos
PENA
Thiago Macedo venceu Matheus Gabriel nos pontos
LEVE
Johnatha Alves venceu Michael Liera nos pontos
MÉDIO
Ronaldo Junior venceu Jackson Nagai nos pontos
MEIO-PESADO
Otávio Sousa venceu Matheus Luna nos pontos
PESADO
Gustavo Batista venceu Dominique Bell nos pontos
SUPERPESADO
Guilherme Augusto venceu Arnaldo Maidana nos pontos
PESADÍSSIMO
Max Gimenis venceu Luiz Panza nos pontos
ABSOLUTO
Fellipe Andrew venceu Gustavo Batista nas vantagens
FEMININO
PLUMA
Mayssa Bastos finalizou Patricia Fontes no estrangulamento ezequiel
PENA
Gabrielle McComb venceu Angela Alequin nas vantagens
LEVE
Luiza Monteiro venceu Nathalie RIbeiro nos pontos
MÉDIO
Rafaela Guedes venceu Claiere North nas vantagens
MEIO-PESADO
Andressa Cintra venceu Maria Malyjasiak nos pontos
PESADO
Nathiely de Jesus garantiu o título sem oponentes
SUPERPESADO
Kendall Reusing e Jessica Flowers fecharam para a Gracie Barra
ABSOLUTO
Rafaela Guedes e Luiza Monteiro fecharam para a Atos